O sucesso na execução de um projeto depende de que cada parafuso, tijolo, tubo e demais insumos estejam no lugar certo e no horário previsto. Essa regra vale para todo o universo dos materiais. E para maximizar resultados, reduzir custos e aumentar a produtividade em sua força de trabalho, gestão de suprimentos na construção tem papel decisivo da preparação do orçamento para os acabamentos finais da construção.
Quer um exemplo de quão importante é esse processo? Uma pesquisa realizada em nível nacional, divulgada em fevereiro de 2022, apontou a cadeia de suprimentos e os fornecedores como o segundo maior gargalo de produtividade no segmento de obras industriais e corporativas.
Se você deseja evitar problemas semelhantes em sua empreitada, siga este artigo até o final e conheça as 10 melhores práticas em gestão de suprimentos na construção civil.
1. Faça uma relação do que o seu projeto precisa
Identificar as necessidades do projeto é o primeiro passo para ter eficiência na gestão de suprimentos. Ou seja, antes de orar, comprar, contratar serviços e abrir espaço no canteiro de obras, ter todas as demandas organizadas em uma planilha.
O levantamento quantitativo pode indicar, por exemplo, a necessidade de uma área maior para armazenar os materiais. Todos esses dados devem ser combinados para o planejamento do trabalho.
2. Identifique as melhores opções entre os fornecedores
Você já listou tudo o que o seu empreendimento precisa. Agora é hora de definir para quem comprar os suprimentos. Saiba que não basta fazer contato com os primeiros fornecedores listados na pesquisa.
Além dos custos, qualidade do produto, flexibilidade e prazos, a seleção dos vendedores deve estar atenta à capacidade de produção e entrega.
O Guia de Compras de Responsáveis, Elaborado Pela Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), oferece um checklist para auxiliar nesse processo. Nesse primeiro momento, observe alguns aspectos práticos:
- Custos: a produção a custos abaixo da concorrência demonstra competitividade.
- Qualidade: capacidade técnica para produzir e fornecer produtos conforme especificações.
- Flexibilidade: capacidade de adaptar as operações sem prejuízo para o ritmo de produção e requisitos técnicos.
- Delivery speed: viabilidade de cumprir o seu planejamento de compras.
- Local: o local do fornecedor é um diferencial, conforme a proximidade com a mão de obra garante menor custo de aquisição e agiliza a entrega.
3. Monte um quadro de competição
A partir das informações dos fornecedores, você deve organizar uma comparação visual-preferencialmente em formato de lista-entre os concorrentes. Look para cruzar os prós e contras de cada um para identificar a melhor proposta.
4. Lembre-se qual preço no rótulo não é tudo
O fornecedor que apresenta o melhor preço tem prioridade? Nem sempre!
Você já percebeu que uma boa gestão de suprimentos na construção civil está diretamente associada a prazos, disponibilidade de bens, qualidade e outras condições que vão além do custo.
Imagine que uma empresa oferece o menor orçamento, mas depois suba a execução do seu projeto com entregas atrasadas ou produtos defeituosos. Você vai perder tempo e dinheiro na busca por outro fornecedor! Não para ser surpreendido, fique atento a esses pontos:
- desempenho do fornecedor em negócios anteriores.
- Soundness e reputação financeira da empresa no mercado.
- Serviço de pós-vendas (principalmente para produtos que requerem assistência técnica em uso).
- conformidade legal e capacidade de cumprir com leis, padrões e resoluções aplicáveis ao setor.
- Responsabilidade social e ambiental.
5. Aposte em sincronia com seu fornecedor
Enquanto você busca a melhor combinação de preços, prazos e qualidade, seu fornecedor também conta com a sua preferência na hora de fechar negócios. Por isso, os dois lados ganham se houver sincronia na dinâmica da reposição de demanda e oferta.
Propõe um planejamento colaborativo, que concilia suas demandas com planos promocionais, políticas de fidelidade e lançamentos de novos produtos. Essa relação pode ser aperfeiçoada com o uso de softwares de gestão e comunicação.
sobras de Eventual no final do trabalho podem ser devolvidas a partir de um contrato de consignação prévia.
6. Avalie os graus de complexidade no momento da compra
Comprar um sistema de elevadores não é tão simples quanto pegar uma sacola de cimento no material de construção, certo? A preparação no momento da compra de suprimentos deve considerar seus diferentes graus de complexidade e importância para o planejamento e a execução da obra de arte.
- Materiais de entrega e remake demorado / alto custo: considerar mais prazos de negociação elástica quando houver necessidade de itens de alta complexidade. Busque pelo menos cinco orçamentos diferentes na aquisição de itens de custo mais alto.
- Materiais de entrega e reposição de custo rápido / baixo custo: você pode contar com prazos de negociação mais curtos em relação a materiais menos complexos, como tubos e conexões. Opte por pelo menos três orçamentos.
7. Otimize a comunicação entre setores de sua empresa
Não é suficiente ter bons fornecedores. Seu empreendimento também não pode correr riscos com atrasos de pagamentos por problemas no caixa da empresa. Estabelecer um processo de aquisição estruturado com a integração entre diferentes setores.
8. Acompanhá-lo com seu pedido para evitar surpresas
Sua ordem já chegou ou está a caminho? Você agora precisa agir para garantir que sua mão de obra não fique parada em caso de atrasos ou falhas nos produtos entregues. Por isso, cada insumo precisa chegar ao canteiro de obras de acordo com o planejamento inicial.
- Entrar em reuniões periódica com os fornecedores: mostrar que você está atento aos prazos combinados e quantitativos. Essa aproximação ajuda a antecipar e contornar problemas que podem surgir no futuro.
- Visite a equipe de trabalhos: o olhar atento para a execução da construção e o contato próximo com os profissionais envolvidos é fundamental para identificar inconsistências e situações indesejadas.
Atenção: risco de dor de cabeça!
Você já percebeu que a gestão de suprimentos no estoque e na logística do canteiro de obras ainda não foram abordadas até aqui. Estes dois tópicos serão analisados mais adiante, mas é importante não rodar sobre qualquer uma das etapas anteriores para garantir a conformidade da cadeia de gerenciamento.
Fique atento aos riscos em uma eventual falha de planejamento:
- Delação do pagamento por atraso no lançamento da fatura fiscal
- Falta de pagamento por emissão na caixa da empresa
- Delay na entrega por descuido na escolha do fornecedor
- Material recebido com defeito por falta de inspeção de entrega
- Mudança de fornecedor durante o trabalho por falta de cumprimento de prazos e acordos
Dica extra: com o Sienge Purperseguindo system você pode inserir todas as suas informações de planejamento de compras de materiais, além de obter o controle de todas as solicitações de compras avulsas. A ferramenta traz mais previsibilidade para o processo e garante a saúde do fluxo de caixa de seu trabalho.
9. Seja preciso em controle de estoque
Agora você precisa se certificar de não errar ou sobre matéria-prima em sua construção satrasada. Esse saldo passa pelo controle de estoque.
- Estoque Mínimo: manter um volume permanente desses materiais essenciais no processo de construção, como cimento e tijolos. O cálculo da quantidade deve considerar o consumo médio diário e o tempo de atraso na reposição.
- Segurança: o local de armazenamento deve ser protegido contra roubo, assaltos, incêndios e eventos climares. Os investimentos em vigilância e controle de acesso são bem-vindos.
- Gerenciamento: o uso de tecnologia em gerenciamento de estoque garante informações de controle sobre quantidades orçadas, adquiridas e consumidas.
Dica Extra: com Sistema de Estoques Extras você reduzirá os custos de sua mão de obra e aumentará a margem de lucro evitando pedidos desnecessários e o desperdício de materiais.
A ferramenta exibe informações atualizadas das quantidades em estoque e oferece compra mecanismos de alerta, evitando paralisações de serviços por falta de materiais. Conte com este recurso para sua tomada de decisão!
10. Atenção ao layout do canteiro de obras
O destino final de todos os insumos que você orçou, comprou e recebeu é o cantador de obras. Leve em consideração que esses espaços têm particularidades em relação ao transporte, movimentação de materiais, equipamentos e trânsito da força de trabalho.
I.E., acúsculos desnecessários ou posicionamento mal posicionado de suprimentos podem obstruir passagens, interromper fluxos e prejudicar o andamento do trabalho.
Neste artigo você tem todas as dicas para ajustar a configuração do seu layout de site de construção e ganhar eficiência em logística.
Conclusão
Se você seguir estas dez práticas, o gerenciamento de suprimentos em seu empreendimento será beneficiado com uma série de vantagens:
- Fluxo de suprimento contínuo
- Melhores preços e prazos
- Redução de tempo improdutivo
- Mais qualidade na construção
- Maior produtividade
- Mais competitividade
- Mais competitividade
Todas essas etapas proporcionarão maior assertividade na execução do projeto, minimizando a margem de erros operacionais e falhas nos processos.
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