O ambiente de 3,28 x 4,28 precisava abrigar uma cozinha com ilha, e não apenas qualquer ilha, mas uma ilha bastante grande.
Cozinha aconchegante
A cozinha está fechada, mas integrada com os quartos por uma porta ampla. Então eu precisava de um look aconchegante e acolheador. Por isso, a cozinha se torna uma extensão da área social.
Assim, possui peças de decoração, iluminação integrada e toques de madeira. Além disso, como a parte superior da cozinha fica na ilha e a pia perto da janela, as paredes não têm que ser em azulejos ou porcelanato. Isso também ajuda a deixar a cozinha mais aconchegante, com revestimentos menos frios.
Uma ilha grande e grande
A ilha foi localizada a 2,10 x 90cm, que é o tamanho máximo nesse caso para não deixar a circulação apertar. E é uma medida proporcional, que não deixa a ilha subir demais.
Ela era então bastante grande, proporcional ao tamanho da cozinha, que também não é tão pequena. E tem 4 banquetes com um bom espaço entre eles, para ficar fácil de sentar. Um deles está localizado na ponta da ilha, onde fica a porta que leva para a sala. Por isso, quem está fora da cozinha consegue ver que há lugares para sentar na cozinha, por isso é incentivado a ir lá.
Cozinha funcional
A posição das equipes é estratégica, para se manter prática e curtir o espaço ao máximo. Daí, nenhuma equipe está de pé na frente do outro, mesmo que sejam mantidos próximos, para facilitar o uso. E os aparelhos maiores, ou que precisam de muito espaço para serem abertos, como a geladeira ou a lava-louças, estão localizados nos cantos onde o espaço de circulação é maior.
A cozinha tem muitos armários, tanto nas paredes quanto na ilha. Mas sem preencher as paredes dos armários, mantendo assim o olhar e o elegante.
Projeto e imagens: Arq. Fernanda DGVeja mais projetos de culinária, ou todos os projetos ambientais aqui do site.
Projetos de arquitetura
Veja todos os projetos aqui do site para inspiração: