Arquitetura
7 capitais com o ar mais limpo do mundo
A qualidade geral do ar de um local é medida em uma escala de 0 a 500, conhecida como Índice de Qualidade do Ar (AQI). Números mais baixos indicam ar mais limpo, enquanto uma pontuação mais alta indica mais poluição; um AQI abaixo de 50 é considerado bom, enquanto qualquer valor acima de 300 é classificado como perigoso. Em 2023, apenas sete países atenderam às diretrizes de poluição do ar da Organização Mundial da Saúde: Austrália, Estônia, Finlândia, Granada, Islândia, Maurício e Nova Zelândia.
Para aqueles que desejam escapar da poluição de suas cidades natais, mas ainda desfrutar do conforto urbano, reunimos sete capitais com o ar mais limpo, ou seja, com índices de AQI abaixo de 50, de acordo com a IQAir. (Esses números mudam ao longo do dia. Para obter as pontuações mais atualizadas, confira o ranking ao vivo aqui.) Se você busca ar e água pura, estes são os países com as praias mais limpas do mundo.
Ideal para: Passear pela icônica Ponte Carlos, explorar o Castelo de Praga, que parece saído de um conto de fadas, e caminhar pelas ruas de paralelepípedos da Praça da Cidade Velha. Admire o deslumbrante Relógio Astronômico e desfrute de uma refeição tcheca farta, acompanhada de uma cerveja excepcional, em um pub tradicional.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


