7 dicas de contabilidade para pequenas empresas e construtoras

7 dicas de contabilidade para pequenas empresas e construtoras

dicas de contabilidade para pequenas empresas

As pequenas empresas têm necessidades específicas, que muitas vezes não são percebidas nem atendidas.

Nesse cenário, um dos maiores desafios do pequeno negócio da construção civil é gestão financeira.

Por isso, no artigo abaixo apresentamos 7 dicas de contabilidade valiosas para pequenas empresas de Construção Civil. Tire proveito!

A importância da contabilidade para as pequenas empresas

A contabilidade é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, principalmente para pequenas empresas.

Até porque estes vivem desafios diferentes, muitas vezes passando por dificuldades com a gestão financeira e com a obtenção de financiamento.

Nesse sentido, destacamos os seguintes os 3 maiores benefícios da contabilidade em pequenas empresas da construção civil.

1. Aplicação da lei

Pode parecer óbvio, mas a contabilidade é crucial para garantir que as empresas estejam agindo conforme as leis.

E no caso de pequenas empresas e startups, a ânsia pelo crescimento torna os processos ainda mais ágeis. 

Daí, os gerentes, com muitas tarefas em seu escopo, nem sempre conseguem organizar todos os registros financeiros e processos sozinhos.

2. Acesso ao crédito

O acesso a créditos e consórcios é essencial para o crescimento de uma empresa.

Mas não é viável pedir investimentos antes de ter um bom saldo financeiro

No caso de muitos desses créditos, sua empresa precisa mostrar balanços financeiros formalizados.

Nos outros casos, mesmo sem ter que declarar sua situação financeira, é importante entender suas possibilidades.

Analise:

  • Qual valor a sua empresa precisa;
  • Quais são as perspectivas futuras do negócio;
  • Em quais áreas o dinheiro será investido (Será que ele estará em material para obras? Em hiring?).

Sem essa organização financeira, o trabalho se torna muito mais complicado do que deveria ser.

3. Tomada de decisão

Finalmente, mas não menos importante, a tomada de decisão é um dos principais benefícios da contabilidade em pequenas empresas.

Um precisa entender sua situação financeira atual, seus impostos, pagamentos fixos e seu balanço para os próximos meses.

Pequenos negócios infelizmente cometem erros fatais, como a mistura das finanças e patrimônio pessoal dos sócios da empresa.

Assim, muitos acabam falhando não por deficiência técnica, mas sim por causa de problemas de gestão financeira.

Para evitar esses erros, confira a seguir nossas dicas de contabilidade prática para pequenos construtores.

7 dicas de contabilidade valiosas para pequenas construtoras

1. Tenha um plano de negócios sólido

Esta é a principal tarefa contábil que um pequeno construtor precisa cumprir com.

O plano de negócios não precisa ser engajado, mas é importante que ele comporte alguns fatores, como:

  • Quais são os objetivos da empresa?
  • Qual é a cultura da empresa?
  • Quais são as principais atividades da construtora?
  • Quais são os principais recursos?
  • Qual é o perfil dos clientes atendidos e / ou pretendidos

2. Entenda e registre os gastos de cada nova peça

Além de entender o seu plano de negócios, você precisa saber quais são as especificações de cada projeto de construção.

Para elaborar este relatório, considere, por exemplo:

  • O tempo estimado até a conclusão do projeto;
  • Os riscos envolvidos;
  • O orçamento necessário para cada peça de trabalho;
  • As fontes financeiras do projeto (se o capital envolverá investimento externo ou o capital exclusivo da sua empresa;
  • Os principais recursos do projeto, incluindo a equipe técnica e todos os ativos físicos, intelectuais e tecnológicos necessários.

Ir para o Guia básico para otimizar recursos em pequenas construtoras-Sienge.

3. Organizar e acompanhar as despesas e receitas

Acompanhe as despesas também precisa ser uma tarefa em andamento no seu pequeno negócio.

Além do registro dos custos que estão sendo feitos diariamente, é essencial o acompanhamento desses relatórios semanais e mensais.

4. Organize um fundo de reserva

Claro, o fundo de reserva não poderia estar fora de nossa lista de práticas contábeis para pequenas empresas.

O fundo de reserva é uma garantia de que sua construtora continuará trabalhando mesmo diante das adversidades.

E, sim, surgem adversidades para todas as empresas. As empresas que resistem são justamente as que se preparam financeiramente. 

5. Não misture pessoa física e jurídica

Como já adiantamos, misturar pessoa física e jurídica é uma das principais razões da pequena falha de negócios.

Daí, não fazer empréstimos à empresa em nome de pessoa física, por exemplo. 

Por mais tentador que a ideia pareça, ela só vai causar dores de cabeça para o seu build-up.

6. Use indicadores e metas

O achismo não é bem-vindo em uma contabilidade estruturada.

E é justamente para sua empresa ser pequena, que sua gestão deve ser precisa.

Tome decisões com base em metas específicas e indicadores claros, visando o crescimento do negócio. 

Confira o Kit de Gerenciamento Financeiro para Construção Civil, que inclui indicadores precisos e estratégicos.

7. Insights sobre ferramentas

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Organizar em si mesmo é importante, mas saber organizar é crucial.

Se o seu método de gerenciamento for baseado em mil planilhas não relacionadas, sua empresa pode enfrentar problemas sérios.

Além disso, a gestão humana é falha, ao contrário de ferramentas automatizadas.

Em um sistema de gerenciamento integrado (ERP) para construtoras, você acessa todas as informações que precisa para fazer o acompanhamento diário de cada peça. 

Dessa forma, você acessa painéis dinâmicos e detalhados com todas as informações necessárias para planejar, prevenir danos e garantir a lucratividade dos seus projetos.

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