Arquitetura
Anexo Haras Piraquara / ARQ+CO Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
559 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Botteh, Desenho Arq+Co, Divino’s Trancoso, Eled Light, Loja Attuale , Portobello, Raul Frare, Simmetria Ambienti, Sérgio Rodrigues, Villa Batel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de interiores desta área de lazer em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, assinado pelas arquitetas Camila Trombini e Luiza Monclaro, do ARQ+CO Studio, transforma o cenário de um haras em um refúgio contemporâneo e cheio de personalidade. Com 559m², o espaço foi concebido como complemento à casa principal dos proprietários, já existente no local e projetada pelo arquiteto Ricardo Amaral, que também assina o projeto arquitetônico do novo espaço. O ambiente, com intuito de ser palco para momentos especiais entre amigos e familiares, nasce com uma proposta de conforto e versatilidade.

O programa é completo e pensado para atender às necessidades dos moradores. O salão de festas, o estar com lareira, o espaço gourmet com churrasqueira e uma piscina convidativa formam o novo volume arquitetônico. Desde o início, o pedido dos clientes foi claro: uma churrasqueira imponente, que marcasse o projeto. A partir dessa premissa, o ARQ+CO Studio desenvolveu uma planta linear, funcional e com soluções voltadas ao uso intenso, priorizando praticidade, resistência e durabilidade dos materiais.

Um dos grandes destaques do projeto é o teto de concreto aparente, que se impõe na estética e guia o conceito da iluminação. Para valorizá-lo, as arquitetas optaram por trilhos de sobrepor em toda a área, com curadoria luminotécnica da Studio Eled Light. Já os pendentes sobre a mesa de jantar, da Divino’s Trancoso, contribuem para uma atmosfera natural, elegante e acolhedora.


Na escolha dos revestimentos, o desafio foi equilibrar praticidade e aconchego. Embora o projeto valorize texturas naturais, as arquitetas ousaram ao buscar soluções mais técnicas; e o resultado é uma composição rústica, confortável e convidativa, que respeita a essência do espaço, com um toque contemporâneo. No acabamento, a parede e a bancada receberam granito branco Siena levigado, enquanto o piso foi revestido com porcelanato, da Portobello.



O contraste de materiais também é um recurso marcante. Para suavizar a frieza do concreto, elementos mais quentes foram inseridos pontualmente, como o couro presente nas oito banquetas da área gourmet, da Villa Batel, e a clássica poltrona Mole, de Sergio Rodrigues. O espaço ainda conta com sofá e mesa de centro da Loja Attuale, além de peças da Lider e Simmetria Ambienti. A mesa de jantar é uma criação exclusiva do escritório ARQ+CO, que assina o design autoral da peça.
Assinado por Letícia Mello, o paisagismo também teve papel fundamental no projeto. A profissional fez uma leitura sensível das necessidades dos clientes e, com intervenções pontuais, valorizou os melhores enquadramentos do entorno natural do haras. Os móveis externos da loja Pátio Brasil, Mestre Artesão e Lo complementam o cenário, reforçando a atmosfera de descanso e contemplação.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


