Arquitetura
Casa Jinjee / Tad.atelier | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
160 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada numa zona semiurbana nos arredores da cidade de Buon Ma Thuot, num terreno de 7×40 metros que desce suavemente em direção a um vale. Foi projetada para uma jovem família de quatro pessoas — um casal e seus dois filhos.


Contrariando a tendência comum de habitações de alta densidade na área, a equipe de projeto adotou uma abordagem de focar naquilo que seria “o suficiente”, focando nas necessidades essenciais e no equilíbrio espacial. Ao projetar esta casa, as soluções da equipe basearam-se na topografia do terreno e no estilo de vida cotidiano da família.


Três estratégias principais orientaram o projeto:
1. Relação entre arquitetura e paisagem – Para minimizar o impacto sobre a paisagem, o projeto aproveita a inclinação suave do terreno, criando níveis de piso ligeiramente escalonados em vez de nivelar o terreno, como é habitual nas construções convencionais. As coberturas e os pavimentos são ajustados em conformidade, permitindo que a casa acompanhe a topografia e se abra para o vale, reforçando a sua ligação com a envolvente.


2. Espaços de transição: Interior – Intermédio – Exterior – A casa aplica estratégias de design “de dentro para fora” e “de fora para dentro” para conectar os espaços interiores e exteriores através de múltiplas camadas de arquitetura e paisagem. Esta abordagem acrescenta profundidade espacial e suaviza os limites entre áreas interiores e exteriores, criando uma experiência semelhante a uma caminhada lenta e contínua. O uso de materiais paisagísticos nos espaços interiores também ajuda a integrar o edifício na natureza.



3. Contraste – A cobertura plana é dividida em seções menores que seguem a inclinação dos edifícios vizinhos, mantendo ao mesmo tempo uma forma horizontal distinta. Este desenho responde ao contexto e cria jardins na cobertura para atividades familiares ao ar livre. A combinação de materiais brutos com acabamentos refinados — como degraus de pedra natural combinados com madeira e terrazzo — juntamente com o uso estratégico da luz natural, cria fortes contrastes de textura e luminosidade. Esses contrastes enriquecem a experiência espacial dos utilizadores.

A casa expressa o estilo de vida e o espírito únicos da família, mantendo uma ligação harmoniosa com o ambiente onde está inserida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


