Arquitetura
Casa EP / LOTE STUDIO + Ignacio Ferreira

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
570 m²
Ano:
2025
Fabricantes: European Windows, MK, Madera laminada, Milesi, Topwood, WoodArch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no setor de Punta Hueso na costa chilena, região de Coquimbo. O lugar se caracteriza por ter uma vegetação endêmica abundante frente a uma borda costeira de altos rochedos. O projeto foi pensado considerando os componentes geográficos, como os movimentos de taludes e o vínculo com o exterior. Para isso, propôs-se um teto curvo que dialoga com a inclinação da colina, gerando uma nova espacialidade. Ao mesmo tempo, trabalhou-se com uma proposta de corredores perimetrais em três níveis que permitem uma conexão com a flora local.

Decidiu-se expor ao máximo a estrutura principal da casa, gerando uma trama densa que destaca seu movimento, principalmente composta por vigas laminadas de madeira apoiadas em pilares de 6″x6″, conferindo textura e ritmo dinâmico às suas fachadas.


O projeto se desenvolve em um único bloco, o qual tem suas duas fachadas principais com orientação leste-oeste. A disposição programática parte de duas premissas básicas: por um lado, abrir as vistas para a orientação oeste, privilegiando a paisagem que o oceano pacífico proporciona; e por outro, um eixo central de circulação que estrutura e articula os três setores principais da casa, que se desenvolvem nos três níveis mencionados.



O primeiro setor, o social, localizado na cota mais alta do terreno, é formado pela sala de estar e jantar, ao qual se acessa através de um pequeno hall disposto sobre a fachada com orientação leste. O espaço se encontra em relação direta com a cozinha por meio de uma grande porta de correr a qual permite regular o vínculo através de sua abertura.


A sala de jantar, por sua vez, é o espaço que articula o vínculo entre o interior da residência e a churrasqueira exterior, gerando uma continuidade espacial e visual. É um espaço semiaberto pensado para reuniões informais e eventos familiares ao ar livre.


O teto, como elemento principal, cresce em altura em direção a esse espaço exterior, concentrando todas as atividades sociais da residência.

Neste setor, também está localizada a zona de serviços, composta por um dormitório com seu respectivo banheiro, lavanderia e pátio de serviços conectados ao corredor perimetral, o que facilita a circulação no exterior da casa sem interferir nas tarefas da área social.

O segundo setor, o privado, se desenvolve na cota intermediária do projeto e sobre a ala sul do bloco, garantindo privacidade e conforto, onde estão dispostos dois dormitórios secundários mais um dormitório para hóspedes, todos com seus respectivos banheiros; e uma sala de jogos pensada como área de entretenimento familiar.

No terceiro e último setor, ao finalizar o percurso pelo eixo de circulação, encontra-se o dormitório principal, que inclui um escritório privado, banheiro e closet, garantindo total independência aos usuários. Este setor foi projetado na cota mais baixa do terreno.

Além disso, inclui-se um depósito complementar, conectado ao acesso principal da casa e um banheiro exterior, ambos espaços acessíveis a partir do corredor perimetral.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


