Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto consistiu na criação de um equipamento social, cultural e desportivo no centro da Vila de Aguiar, mais precisamente na Rua Pedras do Lagar. Este Pavilhão Multiusos, tem como objetivo dotar o local de um centro social, capaz de agregar os habitantes locais e limítrofes num único espaço de convívio e de serviços culturais.
O terreno está bem localizado dentro da freguesia, perto da escola e junto a um pequeno jardim. A sua acessibilidade é boa, quer de carro quer a pé, constituindo por isso um bom local para a utilização deste equipamento por parte da população.
A proposta arquitectónica é caracterizada pela concepção de dois volumes diferentes que se cruzam a meio do terreno, na zona da entrada, no passeio a poente. O volume mais baixo faz a frente de rua e a fachada Sul, sobre o jardim e o cruzamento com a estrada principal. Este alberga o programa mais variado e as ligações entre áreas. Tem uma estética simples e depurada com um grande vão a Sul e entradas generosas, no pátio central. O seu aspecto mais recortado e uma altura mais comedida, reduz a escala ao recinto desportivo que tem 8.5 m de altura desde a cota de soleira. Este segundo volume, de natureza mais rígida, ocupa a grande área de implantação. Dada a sua volumetria, que permitirá a realização de provas desportivas, assim como festas e eventos, a sua implantação foi definida na zona mais a Norte. Aí, é possível manter um afastamento às extremas e reduzir a altura no exterior, fruto da inclinação do terreno.
Como os dois volumes têm programas e dimensões diferentes, também o seu método construtivo e estética exterior são diversas. A peça mais baixa tem um revestimento tipo capoto, de reboco branco, com cobertura plana e vãos marcados por caixilhos anodizados pretos. O volume mais alto, será praticamente “cego”, com poucos vãos (apenas a norte) e duas varandas junto às bancadas interiores. É revestido a partir dos 4 m de altura a chapa branca ondulada, dando-lhe uma estética mais funcional.