Arquitetura
Casa Gralhas / OSPA Arquitetura e Urbanismo

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro bucólico de Canela, RS, Brasil, a Casa Gralhas foi concebida como um refúgio de fim de semana para um casal com filhos. O partido da residência busca criar ambientes com ampla relação com as áreas externas, sem abrir mão da privacidade. Três planos verticais de tijolo aparente são dispostos longitudinalmente, delimitando duas faixas: uma de apoio, mais fechada, e outra de estar, cujos extremos são transparentes, facilitando a conexão com os jardins do terreno.


Ponto central da casa, o estar conecta todos os ambientes da residência, destacando-se pelo pé-direito duplo que evidencia a solução inclinada da cobertura. As luminárias esféricas ampliam a verticalidade do estar, enquanto a escada metálica conecta os níveis sem romper a permeabilidade visual. A cozinha é integrada à sala, com churrasqueira, forno de pizza e choppeira, reforçando o caráter de encontro e convívio familiar. Nos fundos do térreo, uma suíte para o casal garante acesso facilitado, vista para o pátio e privacidade. No andar superior, duas suítes se abrem para varandas, uma frontal e outra voltada ao jardim dos fundos, reforçando o diálogo com o entorno. Em ambos os pavimentos há conexão visual longitudinal com as áreas abertas do terreno.





O contraste entre o tijolo rústico e a linguagem industrial das esquadrias e da estrutura metálica cria uma residência ao mesmo tempo atemporal e ancorada em seu tempo, sem recorrer a modismos. O uso de grandes panos de vidro amplia a relação entre interior e exterior, convidando a paisagem para dentro e valorizando a vegetação existente. A implantação respeita o declive suave do terreno, preservando árvores e criando uma transição harmônica entre a arquitetura e o jardim. Assim, a Casa Gralhas traduz o desejo de seus proprietários por um lugar acolhedor, confortável e contemporâneo, equilibrando memória, funcionalidade e uma experiência de habitar integrada à natureza.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


