Arquitetura
Colégio Colombo Hebreo / Aarón Cohen + Angélica Mejía + Camilo Sellamén + Camilo Fuentes + Joel Amón

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação do Colégio Colombo Hebreu é o projeto mais ambicioso que a comunidade judaica realizou na cidade de Bogotá nos últimos 40 anos. Após mais de 70 anos de crescimento orgânico e sem um plano definido para seu campus, surgiu a oportunidade histórica de repensá-lo e projetá-lo para os próximos 50 anos. O projeto exigia a venda de quase um terço do terreno para viabilizar seu financiamento, o que obrigava a uma reavaliação completa da disposição dos novos edifícios dentro do campus.

A disposição original dos edifícios obedecia a um programa funcional regido por um caminho central, ao longo do qual, de maneira casual, os edifícios e salas de aula estavam dispostos. Apesar das grandes áreas verdes, os edifícios não se relacionavam entre si, gerando uma sensação de fragmentação entre as distintas áreas. Assim, o novo plano geral reorganiza radicalmente o campus, gerando 3 faixas programáticas claras: áreas acadêmicas, espaços esportivos e edifícios de serviços, todas integradas em torno do espaço verde, transformando o caminho central em uma grande alameda que se torna o elemento articulador dos edifícios mencionados.


O novo projeto busca expressar os valores fundamentais do judaísmo. O povo judeu, reconhecido como o “Povo do Livro”, deveria estar refletido em sua instituição mais importante. Uma arquitetura sóbria, não ostentosa e atemporal, fundamentada em ritmos repetitivos como símbolo da perseverança, resiliência e esforço. Minimalista em seus materiais: concreto, ferro e vidro, em sobreposição, mas integrados à natureza, simbolizam os valores de respeito ao mundo em que vivemos e a nós mesmos, gerando espaços para a reflexão e o aprendizado que transcendem a sala de aula.

O programa é distribuído em 4 edifícios claramente identificáveis, unidos por estruturas leves, convergindo para a praça central e o átrio, o espaço mais simbólico entre todos os edifícios propostos. Este espaço simboliza a solenidade e o respeito das comunidades pela história e pelas tradições. Um lugar onde nada e tudo acontece — um convite à reflexão sobre a conexão entre o mundano e o celestial, marcando a transição para o mundo do aprendizado e do conhecimento. Um espaço de dupla altura que, embora pareça fora de escala em relação aos edifícios que o antecedem, oferece um ambiente cerimonial e reverente, exaltando o papel da academia na preservação da memória e no legado dos povos.


As edificações, interconectadas por pontes, corredores, praças, pátios e áreas verdes, abrigarão, entre outros, salas de aula, espaços polivalentes, escritórios administrativos, biblioteca, laboratórios, salão de arte, makerspace, sala de música e auditório.

Este projeto não só gerou a renovação física do campus, mas também criou um espaço que fomenta o aprendizado, reforça os laços comunitários e fundamenta o legado cultural judaico, onde cada canto reflete a história e as aspirações desta comunidade.
Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


