Arquitetura
Casa das Camélias / TRAMA arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
760 m²
Ano:
2023

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa das Camélias foi um projeto desafiante para a TRAMA arquitetos, dadas as características do terreno, nomeadamente a sua dimensão e morfologia.

O principal objetivo foi criar um volume que se destacasse na envolvente, que não tem qualquer característica de relevo, e em simultâneo, se encaixasse num terreno com um perfil natural irregular e com uma inclinação bastante acentuada.





Uma vez que o terreno era constituído por dois lotes muito estreitos, o conceito passou pela criação de um projeto conjunto de duas moradias geminadas, dando a sensação de uma casa única.

Com esse princípio definido, a implantação do conjunto foi trabalhada com um ajuste equilibrado entre cotas de soleira e o pé-direito do piso inferior. De forma a tirar o maior partido do terreno e da exposição solar, as zonas sociais e privadas foram projetadas apenas no piso superior, criando pequenos espaços para possibilitar a entrada de luz natural nos vários compartimentos, estabelecendo um equilíbrio bastante rigoroso entre interior e exterior.

Este projeto reflete bastante a filosofia da TRAMA arquitetos, onde a materialidade enfatiza todo o aspeto arquitetónico pretendido. Neste projeto, a conjugação entre diferentes texturas, como o betão aparente, a madeira e o metal, em consonância com o verde, confere um conforto visual e a integração na envolvente.
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


