Empreender pode ser uma tarefa desafiadora quando não se tem as técnicas necessárias para gerir um negócio. E sem esse conhecimento prévio, o que fazer para que os futuros clientes saibam que o seu negócio existe? Por isso, fazer um bom trabalho de marketing para a sua empresa é essencial para atrair clientes e gerar vendas.
Se engana quem acha que o marketing é apenas divulgação ou um post solto nas redes sociais, é uma atividade que consiste na junção de instituições e processos para identificar oportunidades, bem como criar, comunicar e entregar ofertas que tenham valor tanto para clientes quanto para parceiros.
O marketing envolve aspectos muito importantes para um negócio, como a consolidação da marca e conexão com o cliente, além de agregar valor à sua empresa. Portanto, é fundamental que o empreendedor conheça técnicas para aprimorar a sua marca. Por isso, confira a seguir cinco passos práticos para elaborar um bom plano de marketing para atrair clientes para o seu negócio. Leia abaixo!
Marketing X Autenticidade
A primeira pergunta a se fazer é: minha marca é autêntica? Ser autêntico não quer dizer exclusividade em um nicho específico. Esse primeiro aspecto fala muito sobre como a sua marca se posiciona no mercado. Para um bom trabalho de marketing, é essencial que as comunicações da sua empresa, a narrativa que é feita e a comunicação visual não sejam uma mera cópia do que o mercado faz. O ponto-chave é se questionar sobre o que a sua empresa tem a oferecer como diferencial para agregar valor à sociedade.
Veja o estudo de caso de Rony Meisler, cofundador da Reserva e CEO da AR&Co. Descubra fundamentos e práticas para construir uma marca autêntica, bem posicionada no mercado e com boa conexão com o público!
Olhar para o cliente
Outra forma de aplicar um bom marketing e criar estratégias para atrair clientes é olhar, entender e trabalhar com foco no seu público-alvo. Para criar conexão e relacionamento com o cliente, é preciso um olhar estratégico para suas necessidades e proporcionar a melhor experiência. Imprevistos de fato acontecem, mas, diante de uma venda que pode dar prejuízo, mas que assegura o bom atendimento ao cliente, o que fazer? Esse é um bom questionamento a se fazer para entender qual é a cultura da empresa em relação ao atendimento ao público.
Atendimento profissionalizado
Tendo em mente o tópico acima, o terceiro passo para uma aplicação de marketing para atrair e fidelizar clientes é o atendimento profissionalizado. Não basta ter uma marca autêntica, bem posicionada, com uma cultura voltada ao bom atendimento ao cliente se as boas práticas e procedimentos do seu negócio não estiverem bem estabelecidos e protocolados na sua empresa. Se esse princípio funcionar apenas na teoria, dificilmente uma ação de marketing será capaz de transmitir tais valores para o seu público.
Para Rogério Betti, atender bem o cliente não é só um compromisso, é também uma técnica! Veja no estudo de caso do empreendedor como Betti entendeu esse conceito, aplicou-o em sua marca e transformou um cenário de crise em oportunidade.
Comunicação interna
A comunicação interna é a chave para entender o que fazer para atrair clientes. Os colaboradores de uma empresa precisam saber e viver os valores da marca. Para isso, eles precisam ser catalogados, transmitidos e vividos no dia a dia. É preciso um canal de comunicação oficial e também elaborar formas de fazer com que as pessoas estejam imersas na cultura da empresa.
Relacionamento com parceiros e fornecedores
O quinto passo para melhorar o marketing de uma empresa é contar com bons parceiros de negócio para proporcionar o melhor produto para o cliente. O empreendedor precisa estabelecer bons acordos com parceiros ou fornecedores, pois a empresa que se preocupa em buscar parcerias com players da cadeia de valor, entrega algo melhor para o cliente. É interessante, ainda, que as iniciativas realizadas para entrega de valor sejam estruturadas pensando no funcionamento para além das fronteiras, ou seja, que seus parceiros e franqueados, por exemplo, reproduzam os mesmos valores que o seu negócio.
Aprenda, neste Estudo de Caso, com Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, como atingir a plenitude do marketing atuando de forma integrada e, assim, gerenciar de forma adequada a cadeia de valor de sua empresa.
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