Arquitetura
Casas Ovejitas 2 / Altuna Cecchi Moya

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ovejitas é um projeto de casas geminadas localizado em San Isidro, um dos subúrbios principais de caráter residencial que cercam a cidade de Buenos Aires, Argentina. O projeto se insere dentro de um processo de densificação da área que já dura vários anos. As antigas casas isoladas construídas em grandes terrenos ajardinados estão dando lugar a projetos de moradia coletiva. Os espaços verdes estão sendo reduzidos, a casa está encolhendo e alguns serviços comuns são compartilhados. É uma maneira de oferecer uma nova alternativa de moradia para um público jovem, de menor poder aquisitivo, mas que pretende manter um estilo de vida característico do subúrbio, seu lugar de origem.

A implantação do conjunto propõe duas fileiras de casas voltadas para uma rua interna central. Esta rua ou passagem atravessa a quadra de lado a lado e permite a chegada de carros e pessoas da via pública até a porta de cada unidade. Na prática, porém, o espaço funciona como um ponto de encontro e lazer para os vizinhos, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a convivência entre eles. Embora seja fechada, tem um caráter “urbano” e as casas apresentam suas fachadas voltadas para ela.

A quantidade de casas em cada fileira foi determinada pelo comprimento disponível de terreno em cada lado da rua, resultando em 13 casas com 6 metros de frente de um lado e 8 casas com 6,5 metros de frente do outro. Nos fundos, cada unidade conta com seu próprio quintal de uso privativo — um espaço verde que inclui uma pequena piscina.

A resolução interna da casa é muito simples: um andar térreo de acesso sob uma laje de concreto com os usos públicos como cozinha, sala de estar e jantar, galeria, e um pequeno escritório. O andar superior, formado por uma construção leve com telhados de grande inclinação, abriga os dormitórios, banheiros e uma sala íntima.

O projeto é concebido como um exemplo representativo de uma tipologia canônica da arquitetura moderna: as “moradias em fileira”. Seu principal desafio consiste em alcançar o equilíbrio entre a repetição sistemática das unidades e a singularidade de cada fragmento ou, em outras palavras, compor um todo harmônico a partir da diversidade das partes.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


