Arquitetura
Casa dos Arcos / ARKITITO Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
680 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Deca, Design Brasil Mobiliário, Gerdau, Jacuzzi, Lepri, Luminárias Lumini, Luminárias REKA, Portobello Shop, Punto e Filo, Scholl Marcenaria, Sherwin-Williams, Vedra Mármores

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas proximidades da icônica Praça do Pôr-do-Sol, no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, um casal com duas filhas e um cachorro adquiriu uma bela casa com coberturas abobadadas, projetada originalmente pelo arquiteto Ennes Silveira Melo e finalizada na década de 1970. Além da marcante geometria das coberturas, a casa apresentava elementos estruturais em concreto aparente, que necessitavam de atualização para atender às demandas da nova família. Para isso, escolheram o escritório ARKITITO, que também os auxiliou na consultoria durante a etapa de escolha do imóvel, além de orquestrar a renovação residencial.

Durante a primeira visita ao imóvel, ficou claro que a residência necessitava de uma redistribuição do programa, considerando que a organização em meio níveis impunha limitações à integração dos espaços de convívio. Com esse desafio em mente, a principal intervenção foi a mudança da cozinha, anteriormente pequena e oculta no pavimento intermediário, para o pavimento inferior. Esta alteração permitiu a integração do ambiente com as áreas sociais, incluindo a sala de TV, a churrasqueira e o jardim. Dessa forma, o projeto adotou uma abordagem que respeitava a geometria e a materialidade existentes da casa, preservando seu traço original e incorporando novos elementos em harmonia com sua personalidade.

Na sala de TV, para acomodar a infraestrutura dos aparelhos de áudio e projeção, duas das modulações da laje em concreto receberam fechamento em forro de gesso, permitindo ocultar os equipamentos sem comprometer o pé-direito integral do espaço. O nicho em concreto da antiga lareira foi convertido em uma estante e apoio para a televisão.

No pavimento intermediário, que serve como nível de entrada, está a generosa sala de estar organizada em dois ambientes distintos. O primeiro deles é dedicado especialmente à prática musical, um hobby bastante presente na família, enquanto o segundo é mais intimista, com uma lareira, idealizado como uma biblioteca para a coleção literária dos moradores.


No nível superior, encontra-se o escritório, localizado na extremidade da construção e visualmente protegido pela copa das árvores nativas. Um generoso aparador de madeira, restaurado, percorre toda a fachada lateral, adicionando um toque de elegância e funcionalidade. Apesar dos espaços amplos e das diferenças de níveis, os layouts foram pensados para trazer aconchego e integração, proporcionando permeabilidade visual que permite avistar cada um dos ambientes sociais a partir de diferentes pontos da casa.


Na decoração, destacam-se os tapetes com autoria da arquiteta e designer de interiores Inês Aquino, juntamente com o mobiliário cuidadosamente selecionado, que combina peças novas e itens existentes do acervo dos proprietários. Na sala mais íntima, a estante de madeira com portas em tom goiaba foi desenhada pelo ARKITITO para abrigar os livros dos moradores. Os estofados seguem a paleta terrosa do móvel, incluindo sofás e poltronas em tecido e couro marrom caramelo. O layout é organizado em direção ao centro do ambiente, priorizando momentos de conversa e integração entre os membros familiares. A luz natural que penetra o espaço através das folhas de vidro da fachada é refletida pela cobertura abobadada e pelas paredes brancas, maximizando a claridade do interior.


Vale salientar que, neste pavimento, a materialidade marcada pelo piso de madeira e pelo guarda-corpo de concreto foi cuidadosamente restaurada. As janelas e portas de toda a casa também passaram por um processo de restauração. O projeto de iluminação é discreto e utiliza sistemas indiretos, como arandelas nas paredes e peças lineares que iluminam a cobertura curvilínea e projeta a luz para as salas, priorizando o conforto visual dos moradores.

No pavimento dos dormitórios, o programa original, que incluía uma suíte, dois dormitórios e um banheiro, foi atualizado para três suítes. Os novos banheiros receberam claraboias a partir d a modulação estrutural da arquitetura original. Além disso, foi criada uma varanda linear que conecta os quartos e sombreia a sala localizada no piso inferior. No ambiente principal, essa varanda inclui uma jacuzzi, proporcionando um espaço de relaxamento adicional. Com essa mudança, os quartos passaram a ter janelas até o piso, feitas em alumínio para melhor vedação e conforto térmico.

Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


