Arquitetura
Casa JK / João de Barro Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
434 m²
Ano:
2020
Fabricantes: EXCELÊNCIA ESQUADRIAS, GRAPHISOFT, ILUMINÉR ILUMINAÇÃO, LINDOMAR MÓVEIS, Lumion, Nova Vidros, Portobello, Romagnoli, Stella, Trimble Navigation

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em condomínio fechado no interior de Minas Gerais, esta residência é um exemplo de arquitetura contemporânea que busca a fusão entre o rústico e o minimalista. O projeto se destaca pela sua paleta de materiais nobres e naturais. A fachada e o living apresentam a madeira carbonizada com a técnica japonesa Shou Sugi Ban, que confere uma estética única e durabilidade ao material. A casa é revestida com ripas de concreto natural, enquanto o teto ripado de madeira cumaru se estende por todo o ambiente social e a sala de banho do casal, conferindo calor e sofisticação.


A grande área social é o coração da casa, onde a cozinha, sala de jantar e sala de estar se integram de forma harmoniosa. A ilha central na cozinha e a longa mesa de jantar de madeira criam espaços de convivência. Na sala de estar, o painel de Shou Sugi Ban e a parede de pedra natural adicionam textura e profundidade. A residência se abre para a área de lazer através de grandes painéis de vidro e um brise de madeira articulada na fachada, que foi propositalmente angulado para garantir a privacidade e o conforto térmico dos moradores.


A conexão entre os espaços é um ponto forte do projeto. O sistema de painéis e portas articuladas tipo “camarão” em alumínio, que separam o bloco dos dormitórios, cria uma transição fluida entre as áreas sociais e privativas. Os ambientes mais íntimos, como os quartos e o escritório, mantêm a mesma coerência estética, com paredes de pedra e madeira, e uma iluminação indireta que realça os detalhes. Os banheiros são verdadeiros refúgios de bem-estar, com banheiras de imersão e um design acolhedor que proporciona a experiência de um spa.


Em suma, a casa é um manifesto de design, onde cada detalhe foi pensado para criar uma experiência de moradia única. É um espaço que inspira tranquilidade, unindo o conforto da vida moderna com uma profunda conexão com o ambiente natural e a valorização de técnicas artesanais e sustentáveis.

Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


