Arquitetura
Edifício Singapura / OSPA Arquitetura e Urbanismo

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
4071 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Ecotelhado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num bairro consolidado da cidade, o edifício Singapura se distingue pelo desenho das varandas, que marca a volumetria e cria identidade. São 24 apartamentos, todos com espaço externo privativo.

O conceito parte da ideia de casas empilhadas: unidades amplas, com possibilidade de personalização do layout e integração entre interior e exterior. As áreas sociais estão distribuídas no térreo e na cobertura, oferecendo aos moradores diversidade de usos — academia, salão de festas e vista panorâmica da cidade.

A relação com a natureza é central no projeto. Floreiras junto às aberturas conferem um caráter bucólico e atuam como barreira térmica e reguladora da umidade. As faixas verdes, presentes em cada pavimento, criam microclimas e abrigam mais de quinze espécies vegetais, ampliando a biodiversidade.


O desenho da planta permite diferentes arranjos internos sem comprometer a infraestrutura do edifício. Cada unidade conta com três dormitórios, organizados conforme a orientação solar: áreas íntimas a leste, aproveitando a luz da manhã; áreas sociais a oeste, protegidas por abas de concreto que filtram o sol da tarde. Dois apartamentos por andar, voltados para norte e sul, podem ser unificados em uma única unidade de até cinco dormitórios.


O Singapura combina soluções arquitetônicas e estratégias regulatórias para maximizar área privativa, conforto térmico e flexibilidade de uso. A alternância das varandas, a integração de sistemas vegetais e o desenho adaptável das plantas resultam em um edifício eficiente, responsivo ao clima e em consonância com as diretrizes urbanísticas locais.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


