Arquitetura
Uma Casa Pátio / NPS Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
254 m²
Ano:
2022
Fabricantes: A Cimenteira do Louro, BRUMA, Batista-gomes, Carpintaria Veiga, Catalano, Cortizo, Faseal, Franke, GLOBALPAV, Geberit, Grohe, JNF, Knauf, Pavigrés, RMC, Sanindusa, Valadares, Vitrogres

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intenção foi criar uma volumetria com uma série de subtrações que, ora provocassem perfurações para o exterior, ora evidenciassem relações internas definindo hierarquias – diferentes níveis de intimidade. De forma quase axial, aproximando-se mais do lado norte onde é ladeado por uma escada, surge uma grande subtração, um ‘pátio’ coberto, de desenho ortogonal que faz verter para ele todos os espaços da casa, num dinâmico jogo de abertura e encerramento e sobretudo, de luz e sombra. Estes alçados internos são um tema determinante deste projeto não apenas pelas suas aberturas e pelas comunicações que privilegiam, mas também pelo que encerram, velando o olhar de espaços que possam conter uma maior privacidade.



Embora do ponto de vista funcional se possa claramente distinguir o piso em subsolo como infraestrutural resolvendo a garagem, espaços técnicos e de serviço; o piso térreo como recetor de funções de carácter mais ‘público’ e/ou de áreas comuns como cozinha, salas de estar e jantar e escritório; e o piso superior como um nível dedicado aos espaços que requerem maior privacidade, como os quartos – a verdade é que estes dois últimos níveis são profundamente comunicantes entre si, sendo que, mais do que as funções, interessa a capacidade espacial e versatilidade dos espaços, possibilitando-lhes, conforme as necessidades, mutações de usos.


Os sistemas construtivos seguem a coerência do projeto, sendo o piso térreo (parte em subsolo) em betão aparente descofrado no seu exterior e interior, surgindo como uma grande fundação para os dois pisos superiores intercomunicantes e montados em painéis de madeira de CLT (Cross Laminated Timber)*.


No que diz respeito aos acabamentos exteriores, o revestimento do piso térreo da fachada norte (fachada principal) e o revestimento parcial do piso térreo das fachadas nascente e poente, são em mármore Estremoz com acabamento amaciado, enquanto o resto das fachadas, quer no piso térreo, quer no piso superior, são revestidas em sistema ETICS (EPS com 8cm de espessura) à cor RAL 9016 (Traffic White).

Em relação aos acabamentos interiores existentes nos dois pisos superiores, os pavimentos foram revestidos em soalho multicamadas de madeira de Afizélia, com a exceção das instalações sanitárias, revestidas em mármore.


Os paramentos verticais, sempre até à altura das vigas (que permaneceram visíveis tal como os tetos em CLT) são revestidos ora com painéis de MDF hidrófugo lacado, ora com painéis de tricapa de Abeto, ora com gesso cartonado. As carpintarias, portas interiores, armários interiores, rodapés e guarnições interiores das caixilharias exteriores são também de forma genérica em MDF hidrófugo e orladas a madeira maciça, sempre com acabamento lacado.


A cave, parcialmente enterrada, é executada numa solução de muros e laje maciças de betão armado, na qual apoia diretamente a estrutura de madeira que se desenvolve em 2 pisos.
(*) Solução Estrutural baseada em painéis CLT de madeira de Abeto, composta por paredes diafragma de contraventamento às ações horizontais de projeto, que suportam lajes híbridas de CLT e vigas lameladas coladas.

Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


