Arquitetura
Casa da Costa / Stanley Office of Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
570 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Atlas Granite, Birch Lane, Blanco, Centura Tile, Everlast Products, Julian Tile, Kalesnikoff Timber, Maax, Mobital, Pravada, Riobel, Rumford Fireplace, Westform Metals

Situada em uma íngreme encosta arborizada à beira do Lago Kootenay, a Casa da Costa é uma residência familiar que responde ao terreno desafiador com fundações profundas e pisos em balanço projetando-se sobre a paisagem.

Suspensa entre imponentes abetos e cedros, a casa oferece uma verdadeira experiência de “casa na árvore”. Os troncos que balançam suavemente filtram a luz das águas cintilantes ao fundo, criando uma sensação única de viver no alto do dossel. A Casa da Costa evoca a imagem de uma águia-pescadora pousada sobre a água.

O exterior da casa combina materiais locais e detalhes construtivos robustos que ancoram a residência no seu cenário dramático, transmitindo ao mesmo tempo uma estética moderna regional. Vigas laminadas de abeto Douglas sustentam o telhado, com cedro-vermelho-ocidental revestindo forros e beirais. Cedro-amarelo-do-Alasca reveste a passarela que leva à entrada principal e as proteções solares dos decks externos.


Concreto (na fundação e na chaminé) e aço (nas vigas dos decks em balanço) expressam estabilidade e força neste terreno íngreme e precário. A paleta externa de cores suaves integra-se perfeitamente ao entorno, permitindo que a casa complemente (em vez de competir com) a paisagem. As influências modernistas regionais aparecem em detalhes como as correntes de chuva agrupadas, inspiradas no discreto patrimônio modernista de uma fonte termal próxima.

No seu cerne, a Casa da Costa é um lar para a família. Com uma suíte para receber familiares e amplos espaços de planta aberta—como a área integrada de cozinha-sala de estar-sala de jantar e os decks externos—a Casa da Costa acomoda grandes encontros, mas é igualmente acolhedora para manhãs tranquilas, tomando café enquanto o sol reluz sobre o lago. Um plano de cobertura suavemente ascendente conduz os espaços de convivência até o envidraçamento do piso ao teto e as amplas portas de correr, estendendo o interior para o deck. Uma cozinha de marcenaria personalizada e uma lareira de concreto ancoram o coração da casa.

Nas áreas mais privadas da Casa da Costa, quartos, banheiros e corredores se encontram entre as copas das árvores, cada um oferecendo vistas próximas das árvores e do lago. Para os proprietários apaixonados por basquete e ciclismo de montanha, a casa inclui uma academia, uma “garagem de equipamentos” e uma fundação profunda—necessária pelos desafios geotécnicos do terreno—que também serve como espaço para jogar basquete durante todo o ano.


A Casa da Costa é definida por sua arquitetura regional, construção sólida e soluções geotécnicas. Acima de tudo, é um lar que abraça a experiência única de viver entre as copas das árvores, contemplando as águas cintilantes do Lago Kootenay.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


