Arquitetura
Onde colocar o aquário, segundo o Feng Shui

Você não sabe onde colocar o aquário agora que decidiu se conectar com a natureza e ter uma decoração ativa e vibrante? Essa pergunta certamente surgiu em sua mente, e é verdade, às vezes não temos ideia de qual é o lugar ideal para colocar o aquário dentro de casa, ou quantos peixes é recomendável ter, ou se a cor ou o tamanho dos peixes é importante.
Uma vez que você decidiu ter peixes, não há volta, é uma excelente forma de se conectar com a energia da água e da natureza. Qualquer ser vivo em sua casa dará ao seu espaço uma energia diferente e você também se sentirá diferente. Mas o que nos diz o Feng Shui sobre onde colocar o aquário para que o equilíbrio da energia do seu lar não seja afetado?
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Na tradição chinesa e para o Feng Shui, o ideal é ter um aquário grande com 10 peixes. Nove peixes-dourados para atrair abundância e prosperidade e um peixe-preto que absorva e transmute a energia negativa. Claro que isso é demais se você está apenas começando. Esse conselho pode ser adotado quando tiver mais experiência e se sentir pronto para cuidar de tantas vidas. Para começar e dar um impulso de boa sorte e harmonia ao seu espaço, o recomendado pelo Feng Shui é um par de peixes-dourados, vermelhos ou de outras cores vibrantes que possam conviver em um aquário de tamanho médio.
Não se estresse demais com as dimensões do aquário, a ambientação, as pedrinhas, as algas… Se começar a considerar todos esses fatores, vai se sentir sobrecarregado e não conseguirá aproveitar seus peixes. Vá passo a passo. Compre um par de peixes e seu aquário; observe o comportamento deles, o quanto estão confortáveis, se estão se alimentando bem… Espere de duas a três semanas para ver como estão se adaptando e como você está se sentindo com a presença deles no seu espaço, quais benefícios estão trazendo, como mudaram a energia do ambiente. Depois desse período de adaptação, você já pode se concentrar em outros aspectos: no ecossistema que deseja criar no aquário, no tamanho, em vitaminas para os peixes, etc. Todas essas coisas irão surgindo pouco a pouco, não é necessário resolver tudo de uma vez. Lembre-se que este é um território desconhecido para os peixes e para você, por isso vá com calma.
Quanto ao número, tamanho e cor dos peixes, tudo depende das suas necessidades. Quando perceber que ter peixes foi a melhor ideia que poderia ter tido, então será hora de ir um pouco mais longe. Lembre-se que, segundo o Feng Shui, as carpas koi são ideias, mas trata-se de uma espécie muito delicada, que exige muitos cuidados e um ambiente especial para nadar livremente. Você pode considerar a ideia de ter carpas koi quando já tiver percorrido um longo caminho em relação à vida e cuidados com peixes, e quando estiver disposto a arcar com os custos que implica ter um par de koi.
Como ainda não chegou esse momento, comece sempre com um par de peixes de pequeno a médio porte para que possam suportar a mudança. Os peixes-dourados, além de serem bonitos e de fácil cuidado, são dos mais recomendados pelo Feng Shui, já que simbolizam prosperidade, fortuna, boa sorte e saúde. E por que dois peixes? Se buscamos melhorar a energia de nosso lar, dois peixes ajudarão com esse equilíbrio desejado; o número par representa harmonia, energias complementares, equilíbrio e, além disso, funciona como amuleto para os laços emocionais, pois fortalece e potencializa os vínculos.
Pares de peixes fortalecem conexões emocionais
Getty Images
Claro que também pode ser apenas um peixe. Pense em um peixe betta: eles são solitários por natureza e, justamente por isso, representam força, tenacidade e proteção. Os peixes betta são uma espécie de fácil cuidado, mesmo que você não crie um ecossistema adequado ou muito criativo no aquário. Tudo o que o betta precisa é de água limpa, luz e comida. Isso será suficiente para ter um betta feliz e saudável.
Se você quiser mais de um peixe betta, mas a convivência entre eles for difícil, pode experimentar aqueles aquários grandes que têm divisórias e comportam até quatro peixes separados. No entanto, se o espaço for muito pequeno, o melhor é ter vários aquários de bom tamanho para que seus peixes tenham uma boa vida. Lembre-se de que o mais importante é manter o aquário limpo e os peixes bem alimentados. O resto pode ser resolvido com tempo e dedicação.
De acordo com o Feng Shui, existem ao menos três lugares perfeitos em sua casa para colocar o aquário. O primeiro é o hall de entrada. A água do aquário fará com que a energia comece a fluir e a se purificar assim que você cruzar a porta. A água, como já mencionado, simboliza mudança, movimento, transformação, profundidade, saúde, prosperidade e introspecção. É um elemento mutável e poderoso que sempre deve ser tratado com muito cuidado. Um aquário no hall de entrada transmite uma mensagem positiva sobre você e sua casa.
Outro lugar perfeito é a sala de estar. O aquário nesse local dará dinamismo e movimento a todo o ambiente. Você poderá criar um equilíbrio entre tranquilidade e estilo. Ao considerar um aquário também como elemento decorativo, sobretudo se for colocá-lo na sala ou no corredor, aí sim é importante pensar em criar um ecossistema atraente, com peixes de várias cores, algas e pedras coloridas. Também é importante considerar as dimensões do seu espaço e o local onde o aquário ficará apoiado, para que ele não pareça desproporcional. Vale lembrar que existem lugares ruins para o aquário, mas disso falaremos em outra ocasião.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest México.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


