Arquitetura
Arquiteto brasileiro é premiado em evento em Xangai, na China
O arquiteto Luiz Paulo Andrade, diretor-proprietário do LPAA Arquitetos, foi premiado na OPAL Awards, uma das maiores premiações internacionais de reconhecimento de excelência em design, construção, arquitetura e inovação na indústria imobiliária. A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (29), em Xangai, na China.
A cada ano, o júri seleciona três projetos em “Design de Interiores”, “Design Arquitetônico” e “Desenvolvimento de Propriedades” que recompensam coletivamente a excelência em design e criatividade dentro do ambiente construído.
Em 2024, o projeto “Apartamento Garcia”, da LPAA Arquitetos, venceu na categoria “Design de Interiores”, e apresenta uma proposta de renovação do Apartamento Riviera, localizado na cobertura de um edifício na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo.
Construído no início da década de 1990, o imóvel de dois andares, de 550 m2, permaneceu abandonado por mais de 12 anos e agora recebeu uma remodelação de espaços e usos em todos os ambientes.
“O desejo da família era por extremo conforto e lazer com extenso programa de cinco suítes e devidas áreas de serviço, lazer e convivência”, explica o arquiteto. O projeto foi feito na estrutura de uma pequena pousada para comportar 22 pessoas.
Os espaços incluem sauna, churrasqueira, solário, área de estar com televisão e bar e cada uma das suites é composta de casa de casal com beliche e camas auxiliares, de maneira a receber individualmente um casal com filhos.
O espaço gourmet recebeu o desenho de uma porta camarão que oferece a possibilidade de integração completa com um terraço externo e área de piscina. “Procuramos criar um grande espaço integrado tirando partido da vista para o mar e montanha, reposicionamos a piscina para uma orientação solar correta e com a vista para o mar”, diz Andrade.
Porcelanatos recortados em formas orgânicas que foram paginados de maneira a criar uma malha sem limites definidos, foram usados para facilitar o encontro com as formas anguladas do apartamento e criar uma padronização visual e fácil manutenção.
Luiz Paulo Andrade tem 49 anos, é casado e pai de duas meninas — e fora do escritório, costuma jogar polo aquático, esporte que pratica desde os 14 anos, como atleta master, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Amante de música, artes plásticas e filosofia, Andrade formou o escritório LPAA Arquitetosem 2000 sob os pilares da pluralidade, contexto e matéria, onde atua como diretor criativo.
Fonte: CNN Brasil
Arquitetura
Estúdio em Gushichan / Studio Cochi Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é a nova sede do nosso escritório de arquitetura e da nossa oficina de carpintaria. Por que nós, um escritório de arquitetura, decidimos criar uma oficina de marcenaria? Em Okinawa, tornou-se comum que muitos edifícios comerciais utilizem estruturas de concreto armado combinadas com caixilhos de alumínio. No entanto, em grande parte de nossos projetos, optamos por projetar e instalar caixilhos de madeira nas aberturas — elementos com os quais as pessoas entram em contato direto no cotidiano e que influenciam significativamente a qualidade do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


