Arquitetura
Casas Urbanas Newbery / Dieguez Fridman

![]()
![]()
![]()
![]()


A história das ideias em arquitetura é, essencialmente, a história das casas. Nenhuma outra unidade de significado ou escala lida de forma tão direta com a vida — em suas dimensões físicas e psíquicas — e sua relação com a forma. A casa é sempre uma narrativa de aparências e dissimulações, de glamour e de perfídia. Todas as casas são, no fundo, “máquinas de desejar”, cenários ricos e ambíguos, onde se desenrola a domesticidade criminosa da sociedade burguesa. Sanford Kwinter.

Em um bairro residencial de Buenos Aires, o projeto deste edifício de apartamentos busca incorporar em suas habitações diferentes espaços, percursos, situações e detalhes próprios da arquitetura das casas unifamiliares.

O projeto se desenvolve em um terreno particular dentro da trama quase sempre regular de Buenos Aires: justo em frente ao terreno, a rua Delgado termina na rua Jorge Newbery. Isso abre a possibilidade para que os espaços da frente aproveitem essa perspectiva aberta e incorporem a paisagem da rua em seus interiores.

O projeto aproveita essa particularidade, gerando espaços intermediários entre interior e exterior – varandas, terraços semicobertos e terraços descobertos – a partir dos quais se pode desfrutar da vista. Esses espaços desenvolvem a ideia de vida ao ar livre e de contato com o verde, servem como expansão das funções interiores e também como um intermediário entre a intimidade do espaço doméstico e a vida urbana.


As unidades maiores foram concebidas como verdadeiras casas em altura. As circulações acontecem por meio de escadas abertas e pontes semicobertas, reforçando essa sensação doméstica: o percurso se dá pelo exterior, e só ao acessar cada unidade o morador entra em um espaço fechado.

A fachada voltada para a rua explora o tema dos filtros entre o público e o privado. Brises verticais de alumínio, com trechos móveis, garantem segurança, privacidade e controle de insolação. A rotação dessas peças ao longo do dia cria um jogo dinâmico de cheios e vazios, trazendo movimento e uma escala mais doméstica à fachada.

Ao longo do século XX, os projetos de habitação permitiram que muitos dos edifícios mais relevantes construídos na cidade trouxessem reflexões ou experimentassem diversos temas; alguns relacionados ao problema específico da habitação e os modos de habitar e outros referidos a temas gerais da arquitetura como sua relação com a natureza, com os sistemas construtivos ou com o clima e o sol. O projeto de Newbery busca transcender as limitações que as regulamentações e a necessidade de maximizar a rentabilidade econômica impõem hoje a esse tipo de empreendimento, para tentar dar um passo em direção a essa tradição de experimentação.

Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


