Arquitetura
Residência CR / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Comporta, uma antiga vila de pescadores na costa portuguesa, a Residência CR é uma casa de veraneio rodeada por pinheiros, dunas de areia e vegetação árida. O projeto busca um diálogo com o seu contexto natural através de uma presença arquitetônica que respeita a paisagem ao invés de competir com ela.


A residência foi concebida para um casal que costuma receber a sua grande família. Para acomodar este estilo de vida e manter a sua privacidade, o projeto foi organizado em cinco blocos independentes. Um pavilhão central abriga as áreas sociais, enquanto os quatro bangalôs restantes acomodam as suítes. Uma passarela de madeira pergolada entrelaça todos os volumes, emoldurando suavemente as circulações exteriores e criando transições sombreadas entre os blocos.

O pavilhão social, concebido como uma caixa de vidro, abre-se completamente para a mata e as dunas circundantes. Painéis de vidro fazem a transição entre o interior e o exterior, reforçando a sensação de amplitude. O concreto foi escolhido para os pisos e bancadas, enquanto revestimentos de madeira e paredes brancas compõem os interiores. O sistema estrutural, em madeira laminada, confere leveza à composição, permitindo que a arquitetura respire com a paisagem.


Era importante considerarmos o quão específica era a vegetação, e como queríamos criar uma casa que complementasse o entorno ao invés de confrontá-lo. Para isso, optamos por usar madeira como material principal, como forma de mimetizar e interagir com os pinheiros ao redor. Na paleta de cores, tons de madeira fazem alusão aos pinheiros e tons de bege à areia. O objetivo era criar uma casa silenciosa, para que natureza e arquitetura pudessem coexistir.


No Brasil, existe a expressão “pé na areia”, usada para descrever um estilo de vida em que a casa se torna uma extensão natural do seu local, onde se pode circular continuamente sem se preocupar em estar dentro ou fora. É um modo de vida especificamente tropical, que remete ao espírito de um lugar, e que buscamos incorporar neste projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


