Arquitetura
Casa Pridi 41 / Anonym

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1200 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pridi 41 está localizada em um terreno de 800 m² na esquina da Pridiphanomyong Road, em uma área residencial cercada por um edifício de apartamentos de baixo gabarito, com cerca de vinte metros de altura, que se volta inteiramente para o lote.

A área comum — que inclui sala de estar, sala de jantar, cozinha, academia e piscina — está situada no segundo pavimento, atendendo às necessidades funcionais dos moradores. Essa disposição garante o bom desempenho dos espaços de serviço, como depósito de calçados, despensa, cozinha tailandesa, quartos para quatro funcionários, quarto infantil, sala técnica e garagem para seis a oito carros. A circulação vertical, definida pelo núcleo de escada e elevador, organiza a planta. Para proteger os espaços de convivência da possível visibilidade proveniente do edifício vizinho de 20 metros de altura, as áreas técnicas e de armazenamento foram posicionadas ao sul. Já as demais áreas se abrem para o norte, aproveitando as vistas do terreno.

O projeto incorpora um amplo espaço de convivência ao ar livre no segundo pavimento, permitindo que os moradores relaxem em meio à vegetação, visível de todos os cômodos. A piscina se estende praticamente por toda a lateral da casa, margeando a sala de estar, a academia e a área externa de refeições. Essa configuração proporciona vista para a piscina a partir de quase todos os ambientes e intensifica a ventilação natural.


O pé-direito duplo da sala principal conecta-se aos espaços de atividades nos terceiro e quarto pavimentos, ambos com amplos tetos e generosa iluminação. Essa conexão entre as áreas funcionais foi uma escolha intencional da equipe de projeto: criar espaços de convivência mais acolhedores, em que diferentes partes da casa se relacionam visualmente.



A fluidez espacial e o modo como os moradores se movimentam e interagem nos ambientes, sem interrupções, produzem uma sensação de continuidade e pertencimento — espaços e pessoas não se isolam completamente. A suíte principal se abre para o leste, recebendo o sol da manhã e oferecendo vista livre das árvores e da piscina. A oeste, ripas de alumínio bloqueiam o sol da tarde e reforçam a privacidade. O mesmo material aparece nos quartos infantis, no quarto pavimento, filtrando a luz e o calor que vêm do leste.


Embora a principal área de convivência esteja localizada no segundo pavimento, e não no térreo, a Casa Pridi 41 foi concebida para oferecer o máximo conforto térmico aos moradores. As perspectivas cuidadosamente enquadradas trazem dinamismo às experiências cotidianas e solucionam as questões de privacidade do terreno. Com as paredes voltadas para o norte protegendo o interior, pedestres e vizinhos não têm acesso visual às atividades da casa. A simplicidade do projeto traduz uma resposta precisa à vida urbana, em que conforto térmico e qualidade ambiental resultam da orientação correta, da ventilação cruzada, das áreas verdes e dos vazios integrados de forma natural e coesa em toda a residência.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


