Conecte-se conosco

Arquitetura

Jornalista Giuliana Morrone abre casa sustentável, em Brasília; assista ao tour | Casas de famosos

Publicado

sobre


Os traços dos representantes da nova geração da arquitetura brasiliense se embrenham no paisagismo de Mariana Siqueira (ou seria o contrário?), do Jardins de Cerrado. Espécies exóticas e nativas convivem em harmonia no jardim interno, embebido da luz natural que atravessa a claraboia nos dois pavimentos. Já o jardim dos fundos, composto por Giuliana, é abastecido apenas por água da chuva. “Tomei a decisão de não ter irrigação aqui. Por que usar tanta água se já estamos nos limites planetários?”, questiona a moradora, que pretende plantar mais forrações, capins e outras plantas que dependam menos da água, já que a região passa por seca de três a cinco meses por ano – um ato de respeito ao ecossistema local, como explica Daniel: “Precisamos acostumar o nosso olhar para a época da seca e entender que o nosso bioma apresenta variações de cor e de floração. Nós, brasileiros, somos muito acostumados à exuberância da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, sempre verdes e frondosas. O Cerrado se comporta de maneira distinta, mas igualmente rica”.





Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquitetura

Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar

Publicado

sobre


O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

Publicado

sobre


Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace - Fotografia de ExteriorCentro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace - Imagem 3 de 36Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace - Fotografia de InterioresCentro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace - Fotografia de Exterior, AidoCentro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace - Mais Imagens+ 31