Arquitetura
O livro vive: como bibliotecas, livrarias e cantos de leitura resistem ao avanço da era digital | Arquitetura
No momento em que o livro corporifica o movimento contrário à digitalização, ele traz junto a revalorização das estantes. “Quase todos os nossos projetos de casas e apartamentos hoje têm uma biblioteca”, assegura Marcio Kogan. Segundo o arquiteto, há casos de ambientes isolados, porém a opção preferida é fazer um living integrado e nele instalar um grande móvel para expor livros, objetos e obras de arte. “A peça funciona como repositório das memórias dos moradores”, explica. Na criação do desenho, o profissional e sua equipe buscam inspirações clássicas, como o Edifício Stephen A. Schwarzman, da Biblioteca Pública de Nova York. Guto Requena também percebe uma presença maior do livro nas áreas de convívio. “Quem lê quer mostrar. É um sinal de distinção”, fala. Em seus projetos, ele gosta de dispor uma poltrona perto da janela, de modo que a luz natural incida nas páginas. Ao lado, posiciona uma luminária de piso para a leitura noturna. “Nas casas com crianças, esse canto costuma ficar no home office ou no quarto, para ser possível fechar a porta e ter tranquilidade.” Conforto, luz e silêncio, portanto, continuam a constituir a base de um bom ambiente de leitura. A maior dificuldade de quem gosta de ler atualmente, no entanto, não está em configurar o espaço ideal, e sim em encontrar tempo. “A exigência de produtividade da vida contemporânea nos rouba o ócio. O celular nos deixa dispersos. É preciso muito esforço para ler”, pondera Rodrigo Loeb.
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


