Arquitetura
Retiro em Nocaima / Obreval
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada entre as exuberantes e sinuosas colinas de Nocaima, Colômbia, esta pequena habitação propõe uma reinterpretação contemporânea, reflexiva e sensível da arquitetura rural tradicional. O projeto revisita elementos vernaculares como o bambu, os telhados inclinados e os corredores abertos, transformando-os em recursos arquitetônicos intencionais que, ao mesmo tempo que honram suas origens culturais, materiais e ambientais, os questionam e estabelecem novas relações com a paisagem e o clima.
O telhado rural convencional é redefinido através de uma distinta cobertura em forma de borboleta que coleta e canaliza a água da chuva, integrando a sustentabilidade como parte intrínseca da expressão estética, do desempenho ambiental e da identidade espacial da construção. Este gesto não apenas reinterpreta uma tipologia familiar, mas também estabelece um diálogo poético e técnico entre estrutura, tecnologia e natureza, permitindo que a arquitetura seja ao mesmo tempo receptiva e expressiva.
O sistema estrutural reforça ainda mais essa síntese: colunas compostas por quatro talos de bambu entrelaçados —uma pequena homenagem a Mies van der Rohe— são ancoradas por bases de aço negro, fundindo a artesania com uma sensibilidade tecnológica refinada. O resultado é uma estrutura espacial que incorpora tradição, leveza, precisão e detalhe contemporâneo.
Através dessas reinterpretações, a casa se torna um artifício —uma construção humana que exalta seu entorno natural, a memória cultural e a honestidade material. Ela se ergue como uma proposta silenciosa, mas radical para a vida rural contemporânea na Colômbia: enraizada, sustentável e arquitetonicamente visionária.
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


