Arquitetura
Centro Internacional de Futebol de Xi’an / Zaha Hadid Architects + iDEA + AISA

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro Internacional de Futebol de Xi’an recebeu suas primeiras partidas internacionais com a seleção chinesa sub-23 enfrentando as equipes da Austrália, Timor-Leste e Ilhas Marianas do Norte, nos jogos do Grupo D das eliminatórias da Copa da Ásia de 2026, que será realizada na Arábia Saudita. Com um estádio de 60 mil lugares e campos de treinamento, o centro integra o plano contínuo de desenvolvimento do futebol na China. Iniciado pela Associação Chinesa de Futebol e por órgãos nacionais de esporte, o novo complexo oferece instalações de altíssimo padrão para fortalecer o esporte em todos os níveis — da competição internacional às ligas comunitárias e às academias de formação — permitindo que todas as gerações se encontrem, joguem e celebrem o espírito unificador do futebol.


Situado na malha ortogonal do distrito de Fengdong e conectado às estações da Linha 16 da crescente rede de metrô de Xi’an, o estádio abre suas fachadas para convidar a cidade a ocupar seu interior, usufruindo de seus espaços públicos, áreas de lazer e opções de alimentação ao longo de todo o ano. Inseridas em uma série de terraços sombreados voltados para o sul, com vista para a cidade, essas comodidades também atendem ao público durante jogos, eventos culturais e apresentações.



A geometria do estádio foi definida para reduzir os impactos dos ventos predominantes do norte, que trazem frio intenso durante o inverno. As formas contínuas da cobertura abrigam a estrutura em formato de sela, projetada para maximizar a quantidade de assentos na área central do campo.

Uma cobertura ultraleve em sistema de cabo tensionado reduz significativamente o carbono incorporado ao estádio ao exigir menos materiais em sua estrutura principal. Amplos beirais ao redor da cobertura protegem os ambientes internos, enquanto os grandes terraços sombreados e as galerias abertas garantem conforto térmico durante os verões quentes do clima continental de Xi’an.



Sustentada pela estrutura tensionada, uma membrana translúcida sobre a arquibancada protege os espectadores das intempéries e da luz solar direta, ao mesmo tempo em que permite a entrada máxima de luz natural no campo, favorecendo o crescimento da grama e garantindo condições de jogo de alto nível.


Modelagens digitais definiram a geometria da arquibancada para otimizar a proximidade e a visibilidade do gramado a partir de todos os 60 mil assentos, criando uma atmosfera vibrante e assegurando uma experiência excepcional para jogadores e torcedores.

Antiga capital da China e ponto final oriental da Rota da Seda, Xi’an tem longa tradição de receber visitantes de todo o mundo. No cenário global do futebol, o Centro Internacional de Futebol de Xi’an dá continuidade a esse legado ao oferecer novos espaços cívicos, esportivos e de lazer para os nove milhões de moradores da cidade, bem como para suas numerosas equipes juvenis, amadoras e profissionais.

Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


