Arquitetura
Universidade de Ciências Aplicadas em Tecnologia de Bebidas – Edifício do Auditório e Laboratório de Logística / Bez+Kock Architekten

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
9520 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artigo, Cinca, EVVA, Eco, Euval, Gerflor, Pagolux Interieur GmbH, Zehnder

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício do Auditório e o Laboratório de Logística completam o núcleo histórico da Universidade de Ciências Aplicadas de Geisenheim, que tem origem no antigo Instituto Real Prussiano de Fruticultura e Vitivinicultura, fundado em 1872. Hoje, é ali que a nova geração de enólogos recebe formação teórica e prática. Juntos, o edifício de auditórios e o laboratório de logística marcam a entrada do campus leste da universidade, reconhecível pela imponente cedra na Von-Lade-Straße.

A entrada coberta do edifício do auditório funciona como uma extensão protegida do foyer voltado para o gramado do campus. A sala de aula principal, com cerca de 700 lugares, acompanha a forte inclinação do terreno, acomodando a arquibancada ascendente. Uma escada aberta, iluminada zenitalmente, leva aos quatro seminários localizados no pavimento superior.

O edifício de logística acompanha a curva da vizinha Falterstraße com um volume escalonado, criando profundidades ideais para as salas de aula de diferentes tamanhos no interior. O andar superior é organizado em três naves, com escritórios distribuídos nos dois lados. A zona central, também escalonada, é interrompida por vazios que conectam os pavimentos verticalmente.


Elementos pré-moldados de concreto, com superfície rugosa obtida por jateamento grosso, definem as bases e lajes dos edifícios. Entre eles, pilastras de madeira espaçadas de forma rigorosa e vedadas com tábuas ligeiramente inclinadas criam um delicado jogo de luz e sombra nas fachadas. No interior, superfícies de madeira aparente e concreto moldado em tábuas reforçam a sensação de autenticidade artesanal, conferida pela materialidade e pela textura dos materiais.

O BTC — Centro de Tecnologia de Bebidas é o componente mais importante da formação prática dos futuros tecnólogos de bebidas da universidade em Geisenheim. O edifício, de caráter “janusiano”, aproveita a forte inclinação do terreno: enquanto o pavimento inferior, voltado ao sul, se abre amigavelmente para a futura praça do campus, o acesso ao hall de produção central é feito pelo lado norte, mais elevado.



Laboratórios, oficinas e escritórios administrativos circundam o hall central em três lados. No centro técnico, todo o processo altamente automatizado de produção de bebidas é ensinado de forma prática — desde a chegada das frutas frescas até a extração de sucos, a destilação de schnapps e o envase e enlatamento das bebidas.

A estrutura de madeira é revestida externamente por painéis de policarbonato, transformando o edifício em uma espécie de lanterna que filtra e difunde a luz natural para o interior. No subsolo, uma vinícola experimental pode ser observada a partir da área de degustação adjacente. Um laboratório sensorial, uma torrefação de café e diversas oficinas completam o programa desse edifício de ensino, que é único na Alemanha. Aqui, madeira e concreto se complementam em seus pontos fortes e limitações — capacidade estrutural, robustez e sustentabilidade — resultando em uma rusticidade contemporânea e marcante.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


