Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio de casas de Campo, no interior de São Paulo, a Residência D4 foi implantada em um terreno de formato retangular com declive moderado. A casa foi pensada para o uso de veraneio, portanto priorizamos a implantação térrea, sem escadas, de forma que todos os ambientes possam ter acesso direto ao jardim e área de lazer.
Para distribuir o programa de forma setorizada, criamos uma planta em formato L, onde posicionamos a área social totalmente de frente para a vista das árvores ao fundo do lote e piscina e na porção mais longa do L distribuímos as 6 suítes da residência. Na intersecção, posicionamos a garagem com acesso pela lateral esquerda do terreno.
Garantir a privacidade dos moradores é um ponto importante do projeto, por isso a fachada frontal se apresenta com uma sobreposição de volumes mais fechados e minimalistas. À direita um muro de pedra moledo camufla todas as janelas das áreas de serviços da casa, cozinha, lavandeira e casa de funcionários. Ao mesmo tempo esse muro cria um espaço de serviços externos totalmente escondido. Á esquerda, um volume de cimento queimado conforma a garagem e todo o volume das suítes. Por fim, ao centro, acontece o acesso social da casa, alguns degraus em granito proporcional um passeio em meio ao jardim até o hall social, onde temos uma leve abertura de vidro com brises de madeira.
Ao acessar a residência, o hall se abre para o living principal e jantar, ambos com pé direito levemente mais alto, cobertos por uma leve cobertura metálica que coroa o projeto. O living se abre totalmente com folhas de vidro de correr para o jardim e para a varanda e gourmet externo.
A integração e o contato com a natureza foram priorizados em todos os ambientes da casa e os materiais adotados na construção ajudam a fazer essa interação da arquitetura, com traços mais minimalistas e contemporâneos, com o verde.