O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou, na manhã deste domingo 23, a São Paulo para um encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o escritor e linguista norte-americano Noam Chomsky.
As agendas devem ser privadas, sem transmissão, mas foram confirmadas por uma fonte do alto escalão do governo federal ao jornal Folha de S. Paulo.
A viagem à capital paulista não está prevista na agenda oficial do presidente, que segue sem compromissos oficiais. Ele teria viajado, segundo a publicação, acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
Ele deve retornar a Brasília ainda nesta segunda-feira 24.
A visita de Lula a Chomsky ocorre poucos dias após o escritor receber alta do hospital. Ele estava internado desde o ano passado para tratar de consequências de um AVC. Na semana passada, pouco antes de ser liberado para seguir com o tratamento em casa, um boato sobre sua morte chegou a circular, levando o hospital a emitir uma nota sobre a saída do escritor do hospital.
Chomsky e Lula são velhos aliados. O linguista chegou a declarar apoio ao petista nas eleições de 2018, antes de Lula ser impedido pela Justiça de disputar as eleições. Ele também visitou Lula na prisão, em Curitiba. Em 2022, Chomsky repetiu as manifestações de apoio ao então candidato.
Já FHC, que fez aniversário de 93 anos na última terça-feira 18, também se aproximou do petista no ano passado, quando declarou voto em Lula no segundo turno de 2022, na disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).