Arquitetura
Sala de Oração “Voz dos Céus” – Universidade Handong / Itm Yooehwa Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
190 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Allon Wood, LX Hausys, Macheonseok, NanumTech, VM zinc

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sala de oração “Voz dos Céus” da Universidade Handong começou como um projeto iniciado por uma doação de um ancião de uma igreja local. Embora houvesse vários locais potenciais para uma capela no campus, a localização atual foi escolhida sem hesitação. Aos olhos do arquiteto — que também é cristão — a forma geral da Universidade Handong lembrava uma ovelha, e uma pequena colina em seu centro chamou sua atenção. O terreno está estrategicamente posicionado, visível a partir dos edifícios ao redor, e a intenção era inscrever a cruz desde uma perspectiva celestial, e não a partir do nível dos olhos humanos.

Devido ao orçamento muito limitado, o projeto começou com a decisão de dispensar qualquer acabamento e focar em um desenho capaz de transmitir significado por meio de sua forma. Em vez de tentar incorporar todas as funções possíveis ao edifício, o objetivo era enfatizar seu propósito como sala de oração. Isso levou à criação de um caminho meditativo que se inicia na base da colina, simbolizando o começo da oração. A base da colina marca esse ponto inicial, e as rampas ao redor do edifício foram projetadas para garantir que o fluxo do percurso meditativo conecte os espaços interno e externo.


A entrada da sala de oração mantém a largura de um corredor, o que pode parecer estreito para uma entrada principal; no entanto, isso foi intencional, para que as pessoas entrem uma a uma, preservando a sacralidade do espaço. No pequeno oratório, as colunas foram omitidas em favor de uma estrutura em balanço, simbolizando o peso do conceito cristão da cruz. Quando sentados, os visitantes são convidados a uma comunicação horizontal com o ambiente natural ao redor, enquanto uma claraboia posicionada sobre a cruz permite que a luz natural entre, representando uma conexão vertical com os céus.


A “Voz dos Céus” é um espaço que promove a comunicação com a luz natural tanto horizontal quanto verticalmente, transmitindo o significado da cruz. Desde o momento em que se entra no edifício, a luz que atravessa a claraboia permite vivenciar a cruz, e a luz que se acumula no interior registra a passagem do tempo. Este é um lugar destinado a acolher as orações sinceras dos muitos estudantes que liderarão o futuro. Minha esperança é que aqui se proclamem restauração e visão por meio da oração.

A “Voz dos Céus” é um espaço que transmite o significado da cruz pela interação com a luz natural em ambas as direções — horizontal e vertical. Desde o instante em que alguém entra no edifício, experimenta-se a cruz iluminada pela luz que penetra pela claraboia, e a luz que se reúne no interior revela o transcorrer do tempo. Este espaço existe para guardar as orações profundas de muitos estudantes que moldarão o futuro. Espero que aqui se anunciem restauração e visão através da oração.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


