Arquitetura
Casa de Cortar, Dobrar, Curvar e Brincar / Matharoo Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa para um empresário migrante, sua esposa e três filhas está localizada no tecido urbano denso de Chennai, uma metrópole no sul da Índia. O terreno estreito e profundo, com 41 x 102 pés (12,5 x 31 metros), possui apenas uma esquina aberta, que se conecta a uma rua sem saída. Cercada por edificações em três lados e por um edifício residencial alto ao longo de sua face mais longa, a casa dispunha de poucas possibilidades para a entrada de luz e ventilação naturais, além de ter sua privacidade severamente comprometida.

Somam-se a essas condicionantes urbanas as rigorosas exigências impostas pelo Vaastu, que precisaram ser incorporadas ao projeto. Esses princípios tradicionais da arquitetura indiana, derivados de mitos, frequentemente contrariam a lógica de um planejamento espacial racional e contextual. O Vaastu determina posições fixas para diferentes ambientes e elementos em relação aos pontos cardeais — como a entrada, os dormitórios e a cozinha — chegando a especificar até a orientação do corpo ao dormir e a posição dos sanitários.



Aproveitando a legislação urbanística que permite a construção de divisa a divisa, a casa se estende até os limites do terreno em três lados, maximizando a área útil e ocupando espaços residuais. Um plano contínuo de concreto envolve todo o perímetro, formando uma casca monolítica que protege o interior do mundo exterior. É apenas ao atravessar esse invólucro que o plano se revela, desdobrando-se para expor o vazio escavado em seu centro.

Inspirados na ideia do pátio tradicional indiano, grandes vazios são esculpidos no interior do volume, trazendo luz natural abundante, ventilação e vegetação. O maior desses pátios ocupa o coração da casa e se prolonga naturalmente para o interior no nível térreo, configurando uma planta aberta e flexível destinada às áreas de estar. Ele atua simultaneamente como elemento de separação e conexão entre os espaços sociais e os ambientes mais privados que o ladeiam, tornando-se o núcleo da vida familiar, onde diferentes atividades convergem. Pátios menores se distribuem ao longo dos dois eixos desse vazio central, conectando visualmente toda a extensão e largura do terreno. As áreas íntimas são elevadas aos pavimentos superiores, abrindo-se para pátios secundários e para vistas cuidadosamente enquadradas dos limites do entorno construído.

A escada, as paredes e as lajes são concebidas para além de sua função estrutural básica. Com o térreo praticamente livre de pilares, a estrutura é majoritariamente suspensa a partir dos níveis superiores e tratada como um plano contínuo de concreto em três dimensões, que envolve e articula a casa em um continuum espacial fluido. Esses planos se cortam, dobram e se infletem, criando uma sensação clara de movimento no interior da residência — uma composição que sugere leveza, equilíbrio delicado e um jogo constante entre tensão e liberdade espacial.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


