Arquitetura
Casa da Maçã / Okra Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
150 m²
Ano:
2024
Fabricantes: DASK Timber, HG Matthews, Hemp Block, Jones Neville, Merchant & Found, Tilly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada pela Okra, a Casa da Maçã, em Hertfordshire, é um centro de educação e bem-estar inserido em uma biblioteca de plantas criada pelo escritório de paisagismo Tom Stuart Smith Studio.


O edifício combina um inovador pórtico estrutural em madeira lamelada colada (glulam), desenvolvido pela Structure Workshop, com materiais e técnicas locais. Grandes aberturas conectam os espaços multifuncionais à paisagem em diversos eixos, enquadrando o bosque ao sul, a horta a leste e uma ampla biblioteca de plantas a oeste.

Um programa contínuo de educação e atividades comunitárias promove a participação profissional e pública em horticultura e gestão ambiental, envolvendo escolas locais, grupos juvenis, instituições ligadas à saúde mental, moradores e profissionais do design.


Por estar localizado na Metropolitan Green Belt, o terreno era rigidamente limitado sob o ponto de vista urbanístico. A colaboração com a comunidade local foi fundamental para demonstrar a necessidade do projeto e comprovar as “Circunstâncias Muito Especiais” exigidas para flexibilizar a política vigente e obter aprovação de planejamento. Uma parceria pré-existente com a instituição Sunnyside Rural Trust também facilitou o processo; hoje, a entidade mantém presença permanente no local, oferecendo formação e trabalho em horticultura para adultos com autismo.

A Okra adotou uma abordagem radical de sustentabilidade material: a estrutura pré-fabricada em glulam de abeto cria um grande volume aberto com generosas aberturas, enquanto pisos artesanais de argila crua local, paredes de hempcrete com reboco de cal e ripas de carvalho fendido constroem uma atmosfera acolhedora e serena.

Em colaboração com o especialista em materiais naturais Will Stanwix, a Okra explorou o uso de blocos de argila crua “strock”, tradicionalmente usados em alvenaria e produzidos pelo fabricante local HG Mathews. O escritório criou um piso de terra de baixo custo cortando os tijolos ao meio e selando-os com um óleo de linhaça pigmentado desenvolvido especialmente para o projeto, preservando os tons quentes e naturais da argila.


O revestimento externo em carvalho fendido foi considerado uma solução engenhosa, de baixo carbono e com forte apelo estético. Carvalhos superpovoados num raio de 500 m foram derrubados e cortados manualmente, em comprimentos que permitiram o processamento totalmente artesanal. A superfície ondulada e irregular do revestimento confere dinamismo visual e acabou se tornando um habitat atrativo para a fauna local, incluindo o morcego barbastelle — uma das espécies mais raras e ameaçadas do Reino Unido.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


