Arquitetura
Casa Cometa / GAISS | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
175 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Easywood, Falu Rödfärg, Rukki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cometa é uma residência projetada para uma família jovem e criativa, situada em um bairro verde e reservado de Riga, próximo ao rio Daugava. A convivência entre paisagem urbana e ambiente rural serve de impulso para a casa de cor vermelha intensa, marcada por um telhado triangular reluzente, terraços e aberturas pensadas para uma vida ativa ao ar livre.

A construção em painéis maciços de madeira combina qualidade estrutural e expressão arquitetônica. O edifício se organiza como um volume linear composto por painéis de madeira, envolvido no térreo por ripas de madeira pintadas de vermelho e coroado por um telhado triangular em chapa metálica corrugada. Formas básicas e simples, em materialidade pura, são articuladas por detalhes marcantes.


O revestimento vertical em madeira vermelha envolve o pavimento térreo e se dobra para o interior, criando uma entrada acolhedora e terraços protegidos. A cor vibrante se estende até o fechamento do jardim, diluindo os limites entre casa e paisagem. A planta incorpora a ideia de permanência e de transformação ao longo do tempo: para garantir que a casa continue funcional conforme as crianças crescem e, no futuro, saem de casa, os dormitórios infantis são compactos e podem ser integrados, se necessário.

Na organização linear do edifício, os ambientes são dispostos de modo a promover uma transição gradual do privado ao coletivo — de espaços menores e mais reservados a áreas amplas e abertas de convivência. No lado leste, junto à entrada, localizam-se os dormitórios e banheiros; em seguida, surge uma generosa área social com pé-direito duplo, que integra a cozinha e a sala de estar.


O hall de entrada funciona como o principal nó de circulação da casa, conectando todas as zonas — os dois pavimentos, o pátio frontal e o jardim. Esse espaço revela toda a seção transversal do edifício, estabelecendo uma ligação visual e física direta entre o interior e o exterior.

No interior, os painéis de madeira laminada colada permanecem aparentes, evidenciando a estrutura e o caráter material da casa. O piso de concreto se prolonga naturalmente até os terraços externos em deck de madeira, que contornam as fachadas sul e oeste. Grandes aberturas envidraçadas reforçam a relação contínua com o jardim.

Projetada com foco na sustentabilidade, a casa oferece um microclima interno saudável e alta eficiência energética. O projeto potencializa o ganho solar por meio das aberturas, enquanto os generosos beirais do telhado garantem sombreamento e evitam o superaquecimento no verão. A madeira é o principal material da estrutura, dos acabamentos e do isolamento, reforçando o caráter ecológico e tátil da edificação.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


