Artigo Relacionado
Explorando a versatilidade: reformas residenciais no Copan

Habitar residências projetadas por consagrados nomes da arquitetura moderna é um sonho almejado por muitos. Projetos que se tornaram icônicos são grandes atrativos para novos moradores que valorizam tanto a assinatura autoral e a história do edifício como as soluções arquitetônicas inovadoras que contribuíram para que tais projetos tenham ganhado destaque.
No caso das obras de Oscar Niemeyer, fluidez e flexibilidade são as palavras-chave que melhor definem suas plantas e soluções tipológicas. Essas características oferecem um enorme potencial para arquitetos que realizam reformas nessas unidades. O Edifício Copan, no centro de São Paulo, é um exemplo emblemático: suas 1.160 unidades, distribuídas em seis blocos, variam de estúdios de 25 m² a apartamentos que ultrapassam os 150 m². A vasta produção do arquiteto inclui ainda outros edifícios residenciais na capital paulista — como o Montreal, o Califórnia e o Eiffel —, em cidades como Belo Horizonte e Brasília, e ultrapassa as fronteiras nacionais com o Bloco de Apartamentos da Interbau, em Berlim.
![]()
![]()
![]()
![]()

Reunimos nove exemplares de apartamentos projetados por Niemeyer, cujas reformas, concebidas por escritórios de arquitetura contemporâneos, revelam o poderoso equilíbrio entre manter características originais de um apartamento moderno e adaptar o espaço às necessidades contemporâneas e às vidas dos novos moradores, mantendo vivo o legado do arquiteto. Confira a seguir:
Explorando a versatilidade: reformas residenciais no Copan

“Após mapearmos a superestrutura do edifício, propusemos a mudança de uso e a descompartimentação dos ambientes dispostos juntos à fachada de vidro – essa protegida pelos brises de concreto. O dormitório que existia numa das extremidades da fachada de vidro, dá lugar à cozinha. Bancada de cocção e ilha, são executadas em tábuas de madeira tauarí e recebem um tampo em pedra espírito santo. Na ilha, o tampo em pedra abraça o pilar de concreto em um desenho orgânico, que ao extravasar o eixo de pilares reforça a inexistência de limites entre os ambientes sociais.”

“O apartamento com cerca de 170m2 localizado no bloco D do COPAN preservava a planta original projetada para uma das curvas do edifício. Por se tratar de um andar baixo, as principais paredes (radiais) são de concreto e estruturais. As paredes em alvenaria eram poucas e foram todas demolidas. “

“O Apê Cobogó está localizado em Brasília em um distinto prédio projetado por Oscar Niemeyer. Apesar da boa arquitetura, alterações na planta foram necessárias para se adequar à vida contemporânea das novas moradoras. Os principais pedidos das clientes foram a criação de duas generosas suítes e a abertura da cozinha para a sala. Originalmente contendo apenas uma suíte, ressignificamos os cômodos de serviço e cozinha do apartamento para que fosse possível a criação da segunda suíte.”

“O projeto consiste na transformação de um apartamento de 140 metros quadrados com a divisão original (três quartos, sala, cozinha, lavanderia) em um loft contemporâneo e fluido com espaços abertos e comunicados. O apartamento no Edifício Copan, obra-prima de Oscar Niemeyer e cartão-postal da cidade de São Paulo foi completamente demolido restando apenas colunas e shafts que determinaram a nova divisão do apartamento.”

“Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Copan, projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1966, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento situado no bloco D do edifício se encontrava em boas condições, em grande parte mantendo os elementos originais da construção. Portanto a solicitação dos proprietários foi uma reforma pontual das áreas molhadas, sem intervir nas áreas de dormitório e sala de estar. Apesar de ser uma das tipologias que possuem abertura para as duas fachadas, a planta original deixava visível a hierarquia entre frente / área social e fundos / área de serviços. O projeto de reforma buscou desmontar essa hierarquia, transformando essa área de serviços, uma varanda com enorme potencial, porém pouco utilizada, em um ambiente protagonista do apartamento”.

“Entre as 13 diferentes tipologias dos apartamentos do JK, o projeto no qual trabalhamos consistiu na intervenção do semi-duplex do Bloco B, esta tipologia foi, primeiramente, desenvolvida por Niemeyer para o Hotel Quitandinha em Petrópolis e construída posteriormente na capital mineira. […] A renovação propõe uma valorização da fachada Leste do apartamento enquanto varanda/jardim ao passo que substitui um trecho do piso de tacos de madeira natural por ladrilhos hidráulicos para possibilitar um melhor cuidado e manejo das plantas. Por razões semelhantes relativas à umidade, propusemos a substituição do piso da cozinha.”

“Localizado no 11º andar do Edifício Copan, o apartamento assinado pelo SuperLimão Studio tinha como premissa integrar os ambientes. O desafio foi criar vãos no projeto, já que a estrutura existente não permitia transformar o apartamento em um loft. A solução foi abrir ao máximo os vãos entre as paredes estruturais. A circulação ganhou fluidez, aumentou a ventilação cruzada e a iluminação que entra pelos dois lados do edifício”.

“Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Eiffel, projeto de Oscar Niemeyer e Carlos Lemos inaugurado em 1956, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento reformado encontrava-se bastante descaracterizado materialmente, mantendo como elementos originais apenas o taco na áreas íntimas e o granilite da escada interna.”

“A premissa do projeto partiu primeiramente em valorizar os principais elementos arquitetônicos do projeto de Niemeyer. Consecutivamente, atrelado a isso, foi estabelecida uma proposta de organização dos espaços conforme as necessidades da cliente. A cliente, que se mudava de uma grande residência, trazia consigo a bagagem de uma vida se dedicando à cultura e ao teatro. A personalidade marcante dela está presente na paleta de cores vívidas e uma seleção de móveis e objetos cheia de história e presença.”
Nota do Editor: Esse artigo foi publicado originalmente em 14 de Dezembro de 2018.

![]()
![]()
![]()
![]()

2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Casa EJ / Leo Romano
Casa Crua / Order Matter
Casa AL / Taguá Arquitetura
Terreiro do Trigo / Posto 9
Casa São Pedro / FGMF
Casa ON / Guillem Carrera
Casa Tupin / BLOCO Arquitetos
EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes