Arquitetura
Ilha do Reino Unido comemora Natal em janeiro; saiba motivo
Enquanto o mundo inteiro já celebrou a chegada de 2026 e boa parte das decorações natalinas já foi desmontada, a ilha Foula, do Reino Unido, só agora está entrando no espírito de Natal. Lá, a data é celebrada no dia 6 de janeiro e o motivo surpreende: o calendário usado pelos habitantes da ilha é o calendário juliano, introduzido por Júlio César em 46 a.C., e usado por mais de 1600 anos no mundo ocidental.
Em 1752, o calendário gregoriano — com 365 dias divididos em 12 meses — foi adotado pela maior parte do Reino Unido, enquanto os moradores de Foula continuaram usando o primeiro. Com a adoção do ano bissexto em 1900, o Natal e o Ano Novo em Foula passaram a ser comemorados 12 dias depois do que no resto da Grã-Bretanha, o que levou a ilha a ter sua própria data para o Natal.
Com apenas 35 habitantes, Foula é frequentemente descrita como um dos lugares mais remotos do Reino Unido. Sem pubs, lojas ou bares, nem Wi-Fi e rede elétrica nacional, os suprimentos chegam apenas por barco ou avião de pequeno porte.

Os visitantes conseguem chegam por meio de um balsa, que opera três vezes por semana e demora cerca de duas horas, ou um voo a partir da ilha de Shetland. Tanto o serviço aéreo quanto o marítimo dependem muito das condições meteorológicas.
Sem rede hoteleira, as acomodações são independentes e não oferecem refeições, fazendo com que os turistas levem a própria comida. A sugestão é que os interessados em visitar a ilha se hospedem entre quatro ou cinco noites para aproveitar o que a região tem a oferecer.

Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


