Arquitetura
Projeto Ohm Ω / studio whispace + architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária Nanheps é uma escola experimental localizada no Condado de Miaoli. A escola adota uma planta circular de quatro estações, incorporando educação alimentar e agrícola, e proporciona uma experiência de aprendizado mais diversificada abrigando galinhas poedeiras aposentadas. O galinheiro original estava situado dentro de um cercado improvisado, cercado por estruturas de concreto abandonadas e montes de composto dispostos de forma caótica. Apesar da bela árvore da chuva taiwanesa da escola, a abertura visual da área estava obstruída. A falta de zonas claramente definidas e de planejamento conveniente para o uso escolar resultou na diminuição da vontade dos estudantes de entrar no galinheiro.



Como disse Louis Kahn: “A escola começou com um homem debaixo de uma árvore, que não sabia que era um professor, compartilhando sua realização com alguns que não sabiam que eram estudantes.” Se a essência do ensino e da aprendizagem tem origem em espaços sombreados onde o conhecimento é compartilhado, aspiramos a criar um ambiente onde professores, crianças e galinhas coexistam, compartilhando ideias sob o dossel das árvores. Nós realocamos o galinheiro de um canto isolado para o coração de uma área aberta, usando uma cerca de metal branco levemente curvada para formar um cercado côncavo sob a árvore da chuva taiwanesa. Ao conectar as árvores altas, a horta e a área de compostagem, criamos uma cerca em forma de ohm para o galinheiro. Dentro dessa estrutura, as crianças podem observar de perto a vida das galinhas e interagir com elas. Isso promove uma conexão mais profunda com a vida.



A planta é dividida em áreas de galinheiro, ensino de compostagem e cultivo de ervas. O galinheiro é projetado visando o conforto das galinhas e a facilidade de manutenção pelos alunos. Na área de compostagem, dividimos o recipiente em quatro compartimentos para diferentes estágios de compostagem, com orifícios de observação para monitoramento pelos alunos. A área de cultivo de ervas se concentra em ervas comestíveis como alecrim, sálvia, lavanda e crisântemo para educação alimentar e agrícola, aprimorando a experiência sensorial no ambiente. Para se alinhar com a grade curricular circular anual da escola, projetamos toldos para atividades que proporcionam sombra e proteção contra a chuva para reduzir a exposição excessiva ao sol no galinheiro, garantindo que as galinhas vivam em um ambiente confortável. À noite, esses toldos acomodam o uso do clube de luz noturna. O design luminotécnico utiliza iluminação indireta local para minimizar a perturbação da luz artificial no ambiente ecológico.


Além disso, consideramos o cercado do galinheiro como uma interface interativa. O cercado incorpora várias instalações interativas, como áreas de alimentação e abastecimento de água, áreas para pendurar etiquetas com nomes de galinhas e interações com suportes de ovos, entre outros, transformando o cercado não apenas em uma barreira, mas também em uma nova interface para a aprendizagem ecológica. Através desta renovação, ocorreram mudanças significativas nos padrões de comportamento dos alunos. A mudança mais significativa é a disposição recém-descoberta deles em se aproximar das galinhas, tornando mais fácil cuidar do galinheiro. A localização fixa para o acúmulo de folhas durante as sessões de limpeza semanais da escola teve um impacto profundo na educação da vida dos estudantes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Como aproveitar a energia da era de Peixes em 2026
2026 será um ano em que muitas pessoas sentirão uma maior necessidade de refúgio, silêncio, introspecção e calma. Não é um ciclo que impulsione a ação frenética, mas um que convida a escutar, a perceber e a se deixar envolver por todas as coisas que não podem ser explicadas, aceitar sua presença e como nos afetam. Nosso lar deve se tornar um lugar onde a energia pisciana possa se expressar com harmonia na era de Peixes; assim, evitaremos ciclos de confusão e desconforto, inclusive mau humor.
Peixes não se dá bem com o artificial em excesso. A energia de Peixes busca autenticidade, suavidade e conexão com a natureza. No design de interiores de 2026, para aproveitar essa energia, opte por materiais que transmitam vida: madeiras com veios visíveis, tecidos naturais, cerâmicas imperfeitas, pedras que conservam sua textura. Esses materiais não apenas trazem aconchego visual, como conectam com o exterior de forma natural.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


