Arquitetura
Casa em Poucas Linhas / fala

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A geometria de uma casa estreita é definida em poucas linhas. A intervenção acontece tanto em planta quanto em corte. As paredes curvas se cruzam com o teto sinuoso, resultando em um espaço que não é estático. À noite, várias dobras e vincos criam um jogo excêntrico de luz e sombra.


Aberta para o jardim dos fundos, a sala de estar se desdobra entre duas superfícies. Abaixo, há um tapete turquesa de ladrilhos de cerâmica, enquanto acima, uma tenda verde-clara vigorosa – tudo escondido sob um teto metálico fino.



A fachada voltada para a rua mantém uma presença despretensiosa. Ela se assemelha ao mesmo tempo em que diferencia dos seus vizinhos. Ela se apresenta como uma parede fechada com uma porta azul e uma pequena janela. Em contraste, a fachada aberta dos fundos é uma sobreposição de elementos dentro do jardim extravagante: uma grande abertura, acompanhada por uma viga de concreto, uma coluna azul independente e uma persiana amarela brilhante. Os espelhos escondem chaminés e espessuras indesejadas, tornando a cobertura fina como papel. Listras ousadas de mármore preto emolduram ambas as elevações.

O projeto apresenta a possibilidade de uma casa multifacetada em uma condição limitada. A casa é projetada com um conjunto mínimo de elementos – alguns necessários, outros não – e uma paleta precisa de materiais. Um volume conciso é um disfarce para um espetáculo complexo de seus espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


