O meia-atacante Phil Foden está de volta à Eurocopa para reforçar a Inglaterra na sequência do torneio. O jogador, que havia se ausentado da concentração na última quarta-feira, para participar do nascimento de seu filho, se reapresentou ao técnico Gareth Southgate nesta sexta-feira.
Melhor jogador da temporada do Campeonato Inglês, ele foi titular nos três jogos da fase de grupos da Eurocopa. Considerado peça fundamental dentro do esquema da Inglaterra, o jogador era esperado para atuar como titular nas oitavas de final, contra a Eslováquia, em Gelsenkirchen, neste domingo.
Apesar de ter demonstrado um desempenho mediano, a Inglaterra fez o bastante para confirmar a sua condição de favorita e encerrar a primeira etapa do torneio como campeã de sua chave.
Pelo Grupo C, os ingleses estrearam com vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia. Nos dois jogos seguintes, a equipe do técnico Gareth Southgate empatou com a Dinamarca (1 a 1) e ficou no 0 a 0 diante da Eslováquia. Com cinco pontos, a seleção marcou apenas dois gols nas três partidas que disputou.