Arquitetura
Casa Långholmen / Mer Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquipélago costeiro finlandês é composto por mais de 80.000 ilhas. Elas começaram a emergir do mar após a Era do Gelo, há aproximadamente 10.000 anos. Seus penhascos, em sua maioria formados por granito e gnaisse, foram polidos e alisados pela camada de gelo, com quilômetros de espessura, que os pressionava. Os primeiros habitantes do arquipélago estabeleceram-se há cerca de 4.000 anos, e as ilhas maiores permanecem habitadas ao longo de todo o ano.


A encantadora ilha de Långholmen impressiona por suas margens altas e suaves, pela natureza selvagem marcada por pinheiros retorcidos e pela abundância de musgos e líquenes variados. Este refúgio familiar está cuidadosamente implantado entre as formações rochosas e os pinheiros centenários que o envolvem.

O visitante chega do mar aberto a uma enseada escondida, onde um grande cais de madeira conforma a principal área de estar ao ar livre. A partir do cais, um caminho elevado em madeira conduz o percurso entre uma pequena floresta de pinheiros. A cabana surge entre os pinheiros altos; o visitante sobe até o terraço e é conduzido por uma passarela de madeira ao longo da parte posterior da casa, até alcançar o centro do volume, onde se abre a vista, através de um terraço coberto, em direção ao mar.

A cabana é composta por dois volumes sob um único telhado dobrado. O primeiro abriga a sauna, o chuveiro e o vestiário, enquanto o segundo constitui um espaço único destinado a viver e dormir. Entre os dois volumes, uma sala de estar externa coberta torna-se o coração da casa. A parede voltada para a sauna é construída em tijolos claros, atravessada diagonalmente por uma lareira aberta. Essa abertura entre os volumes emoldura um fragmento da natureza característica desta parte do arquipélago.


Todo o exterior em madeira é executado em lariço não tratado. As fachadas em tábuas de madeira sem tratamento estão presentes nas cabanas dos pescadores locais. À beira-mar, persianas deslizantes de madeira protegem as aves contra colisões com as janelas, evitam o superaquecimento dos espaços e garantem privacidade. O telhado é revestido com chapas metálicas em tom cinza-claro, que refletem o excesso de calor no verão.

Os espaços internos são revestidos em madeira, e parte dos pisos é composta por azulejos de cimento oleados. O volume principal foi projetado com grande cuidado para acomodar um beliche sob medida com camas de casal retráteis, além de uma pequena cozinha, área de jantar e uma lareira. A casa conta com um banheiro seco e ventilação natural, com persianas de ventilação feitas sob medida localizadas próximas às camas.


A fachada posterior oculta uma cozinha externa, e a área de jantar ao ar livre é rebaixada para não interferir na vista a partir do interior. A sauna é um elemento indispensável nas cabanas finlandesas. Nesta cabana, ela foi posicionada de modo a receber um brilho dourado no interior durante o sol da tarde, além de estar localizada à menor distância possível para um mergulho no mar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


