Arquitetura
Casa Paso de los Toros / Juan Carlos Sabbagh Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito arquitetônico geral do projeto foi definido a partir das condições inerentes ao local. Desde a primeira visita ao terreno, algumas características se mostraram determinantes, conferindo-lhe um caráter singular. Trata-se de um lote plano e retangular, com aproximadamente 30 metros de largura e 170 metros de profundidade, orientado predominantemente no sentido leste–oeste. Enquanto as bordas norte e sul são marcadas por vegetação densa, os limites leste — onde está o acesso pela rua — e oeste — voltado para o campo de pólo do condomínio — apresentam total transparência visual.


Quando posicionado no centro do terreno, as vistas são excepcionais. É estabelecida uma condição singular, que permite uma continuidade visual ininterrupta entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa, criando a sensação de que o terreno se prolonga visualmente até ter seus limites definidos pelas montanhas ao redor. Além disso, em razão de sua orientação e da vegetação consolidada ao longo das bordas norte e sul, a brisa predominante do sudoeste durante o verão é naturalmente canalizada pelo lote. Essa condição favorece uma ventilação cruzada eficiente, contribuindo para o resfriamento dos ambientes internos nos períodos de altas temperaturas, frequentes na região de Chicureo.

Em resposta a essas condições, os principais espaços de estar — como a sala de estar, a sala de jantar e o terraço — foram organizados em um volume totalmente transparente, implantado no centro do terreno. Essa estratégia preserva e potencializa as vistas privilegiadas, ao mesmo tempo em que favorece a ventilação natural dos ambientes internos por meio da abertura de amplos planos envidraçados.

O restante do programa organiza-se de forma linear ao longo da borda sul do terreno, com todos os ambientes voltados para o norte a fim de otimizar a exposição solar. Esse arranjo configura uma planta em forma de “T”, que divide o jardim em duas áreas distintas, sutilmente articuladas pelo volume envidraçado central.


Como segunda condição fundamental orientadora do projeto, foi dada ênfase ao conforto térmico por meio de estratégias de design passivo, especialmente voltadas ao controle do calor excessivo no verão. A primeira delas foi o desenho de um telhado com beirais generosos, capaz de proporcionar sombreamento eficaz a todas as fachadas. Essa cobertura foi concebida como um sistema composto: no lado interno, uma laje horizontal de concreto armado fornece massa térmica, contribuindo para a inércia e a estabilização das temperaturas internas.

Acima dessa laje, foi instalado um telhado leve, separado por um sótão que é ventilado perimetralmente através de uma tela contínua. Esse sistema permite que o calor acumulado dentro do sótão seja dissipado por meio de ventilação cruzada, evitando o superaquecimento da laje, que é adicionalmente isolada com poliuretano.

Uma segunda estratégia consistiu no projeto de venezianas de madeira fixas e móveis, que proporcionam sombreamento à fachada quando o sol está baixo e as saliências do telhado já não são eficazes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


