Arquitetura
Terraço Bartok / Théque Atelier

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
125 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento duplex está localizado em uma edificação histórica de 130 anos na antiga cidade de Buda Sul. Ao longo de mais de um século, esta é a quarta camada de renovação da casa, desta vez, com uma ampliação para o sótão que dobra a área útil.


O conceito do projeto consiste em manter as estruturas principais e conectar os espaços entre elas por meio de um corredor linear que funciona como uma “aorta”. Esse espaço longitudinal organiza e articula as funções ao seu redor — quartos, áreas de armazenamento, terraço, banheiro e zona de relaxamento. O telhado foi projetado a partir de um sistema modular das vigas existentes, conferindo ao interior um ritmo bem proporcionado.

A abordagem principal durante o processo de projeto foi encontrar métodos inovadores para um uso contemporâneo e aberto, ao mesmo tempo em que se preservava o patrimônio. Em planta, manteve-se a maior parte possível da estrutura antiga, reduzindo a demolição ao mínimo.


A intervenção na estrutura antiga exigiu sensibilidade. O desafio mais significativo foi a escada, que não poderia ser apoiada na laje de 130 anos; por isso, três vigas de aço foram montadas nas paredes, flutuando acima do piso. Todas as escadas estão fixadas a essa estrutura flutuante.

Todo o projeto foi concebido com a sustentabilidade em mente, desde a preservação das estruturas de madeira e a reutilização da água da chuva com sistema de irrigação por capilaridade nas floreiras, até os menores detalhes.

No entanto, a decisão mais visionária dos moradores foi ir contra a tendência crescente há 30 anos em Budapeste, de famílias se mudarem para a região metropolitana, deixando apartamentos vazios no centro da cidade. Dar vida ao espaço do sótão não é apenas um gesto generoso, mas também a opção de menor impacto ambiental.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


