Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada próxima a instalações públicas, como a estação de trem “Val d’Argenteuil” e em um ambiente arborizado, a Escola de Ensino Médio Fernand e Nadia Léger se beneficia de uma dinâmica urbana impulsionada por um bairro em transformação. Essa operação faz parte de uma reorientação completa do equipamento e permitiu iniciar a criação de um centro unificador ligado à cidade através da afirmação de sua fachada urbana e do diálogo com o interior do terreno.
Devido às restrições de faseamento e continuidade de uso da operação (evitar o uso de edifícios temporários), o projeto é marcado por uma instalação no final do terreno, na interface entre a escola de ensino médio e o espaço público. Essas restrições nos levaram a propor um objeto urbano avançando na rua, cuja escala é compatível com a das edificações ao redor, trabalhando em um diferente reconhecimento de escalas através de um trabalho de composição em dois volumes distintos e complementares. Em uma escala urbana, o volume superior do prédio está localizado em um eixo norte-sul para enquadrar as perspectivas do pátio. Como um edifício compacto e funcional, uma “máquina de ensinar”, sua estrutura limitada às fachadas e aos núcleos de circulações verticais, permite grande adaptabilidade aos futuros requisitos educacionais e afirma a vocação de uma escola de ensino médio. Ele está revestido com uma malha metálica perfurada cuja percepção muda com a luz natural. É tanto proteção solar quanto envoltório térmico, enquadrando vistas da paisagem e protegendo de vistas e intrusões externas. Para facilitar a manutenção e limpeza do interior, todas as janelas podem se abrir. Em uma escala de rua, esse alto volume repousa sobre uma base cuja forma livre recria uma nova topografia suave a qual dialoga com o rigor do bloco.
Revestido com tijolo branco acetinado ecoando a mineralidade das fachadas do distrito, busca alinhamento na rua e está atento aos transeuntes através de suas generosas aberturas. Os telhados do térreo, visíveis dos andares superiores e das habitações vizinhas, são cobertos com elementos metálicos de grande formato e de alta qualidade, como Kal Zip. Esse tratamento permite integrar as instalações técnicas do polo APR, bem como os galpões que marcam a estética do local. O telhado alto permite a retenção de águas pluviais (telhado-reservatório). Seus parapeitos altos tornam os painéis solares invisíveis desde o solo. As salas técnicas de ventilação são diretamente integradas no último nível para evitar quaisquer entradas e permitir uma manutenção mais fácil. Como extensão do pátio atual cercado por passagens, uma nova esplanada é criada. Ela liga principalmente as funções da escola e a vida social, com a biblioteca, o hall, o vestiário e a sala multiuso para o futuro edifício, assim como a nova entrada principal. A inflexão da rue Léger oferecerá, por fim, uma grande praça naturalmente protegida do tráfego de carros.
A desconstrução das oficinas e a compacidade do projeto permitiram devolver ao pátio um espaço adicional de quase 2000 m2. Em conexão com o alinhamento das árvores nas ruas circundantes, e mantendo o máximo possível dos belos exemplares existentes, a escola será integrada ao tecido verde do bairro com suas vegetações variadas. O novo pátio, cujas juntas de pavimentação permitirão a infiltração de águas pluviais, é complementado por pequenos vales paisagísticos, permitindo a infiltração e o tratamento das águas pluviais do estacionamento temporário utilizando espécies adaptadas como junco, lírio d’água e íris de água. O estacionamento temporário é sombreado por árvores urbanas para ser facilmente convertido em um caminho arborizado no futuro. Por fim, o espaço livre é tratado como um prado, sombreado ao sul pelo alinhamento das árvores localizadas no Boulevard de la Resistance. Esse dispositivo permite a minimização dos custos de infraestrutura e retrabalho em situações futuras. O prédio escolar enquadra o pátio no lado sul e abre vistas para o parque localizado a oeste da escola. Os espaços exteriores assim reclassificados são delimitados por um contorno simplificado permitindo uma visão geral, enquanto oferecem atmosferas variadas aos estudantes.