Grandes Obras

Como a indústria e a construção civil podem reduzir acidentes de trabalho com produtos biodegradáveis – Jornal da Construção Civil

Como a indústria e a construção civil podem reduzir acidentes de trabalho com produtos biodegradáveis – Jornal da Construção Civil


Agentes contaminantes e intoxicação por químicos estão entre os 5 maiores problemas de saúde do trabalhador no Brasil

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado em 27 de julho e destaca a importância de uma cultura voltada para práticas que garantem a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. No Brasil, a incidência de acidentes é de 171 casos a cada 10.000 trabalhadores, segundo as notificações de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Os agentes contaminantes químicos, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, são caracterizados pela intoxicação exógena, podendo ser encontrados na água e no ar e até em alimentos, por exemplo. Nesse contexto, muito além do uso de capacete, luvas e óculos, as ocorrências envolvendo contaminantes químicos e intoxicação chamam a atenção de forma silenciosa, sendo a quinta notificação de problemas de saúde mais frequente do País.

Divulgação ADN Bio
Adriana Machado, sócia da ADN Bio

Atenta a este cenário, a empresa ADN Bio, especialista na fabricação de produtos biodegradáveis, tem se posicionado como uma parceira estratégica no ambiente corporativo, oferecendo soluções com sua linha de biodegradáveis que contribuem significativamente para a saúde do trabalhador, especialmente nos setores da construção civil e indústria. “A utilização de produtos menos agressivos não só protege o meio ambiente, mas também minimiza riscos de acidentes e danos causados por substâncias químicas nocivas, além de preservar a integridade dos materiais e a saúde dos colaboradores”, destaca Adriana Machado, sócia da ADN Bio.

Há uma justificativa emergente para a busca de processos mais seguros e eficientes. A sócia da ADN explica que no contexto corporativo, as vantagens de se trabalhar com produtos de base vegetal permitem que as empresas obtenham certificações por não utilizarem produtos nocivos, além de cumprirem normativas ambientais rigorosas. “Os trabalhadores ganham confiança e têm mais segurança em seus ambientes de trabalho ao utilizarem produtos não nocivos, reduzindo o risco de exposição a substâncias prejudiciais e acidentes relacionados a produtos químicos”, orienta.

A ADN Bio atua como uma solução preventiva eficaz para os segmentos da indústria e construção civil. “Além de fabricar linhas biodegradáveis de alta performance, nosso foco é ajudar as empresas com a consultoria e o treinamento para a correta utilização dos produtos. Temos conquistado espaço neste mercado e percebemos que a tarefa tem garantido melhor aproveitamento dos produtos pelas empresas e alcançando o máximo de suas características sustentáveis e seguras”, explica Adriana.

Todos esses esforços promovidos pela ADN Bio contribuem na prevenção dos riscos químicos iminentes à indústria e à construção civil, garantindo a segurança no ambiente de trabalho. Além de poderem acarretar doenças ocupacionais devido à exposição constante dos trabalhadores a agentes químicos, esses riscos têm alta probabilidade de causar acidentes. “Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho, a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes de trabalho. O mercado busca cada vez mais empresas que ofereçam e atuem com produtos ambientalmente corretos e que não sejam prejudiciais aos seus funcionários. Por isso, há uma crescente demanda por soluções seguras e sustentáveis que estão impulsionando essa transformação”, destaca Adriana.

“Nosso portfólio contém uma linha completa de desmoldantes que são muito utilizados na construção civil, apresentam alto rendimento e são de fácil aplicação. Os desmoldantes trabalham como auxiliares indispensáveis para a linha de produção, não interferindo na composição ou características das peças, podendo ser utilizado em moldes simples ou compostos de aço, madeira ou plástico, além de ser um produto biodegradável e contribuir para um futuro mais verde e limpo”, conclui Adriana Machado.

Fonte dados Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho: https://smartlabbr.org/sst/localidade/0?dimensao=frequenciaSinan



Fonte: Jornal da Construção Civil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *