Arquitetura
Ginásio Marie Marvingt au Plessis-Bouchard / Ateliers O-S architectes

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
5550 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Brigaud, Copalec, Doumer sols, Filloux et espace deco, JS Amenagements, Lifteam, Loison, SNRB, STTS, Sarmates

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Le Plessis-Bouchard, no Val d’Oise, entre uma área suburbana e a planície agrícola, o projeto de construção do ginásio é combinado com o de uma escola secundária em frente. A área é típica da região da Grande Paris, entre vila e campo. A nova instalação multiuso está amplamente aberta para a área circundante, interagindo com seus arredores imediatos através do jogo de visibilidade e co-visibilidade com o mundo exterior. O projeto está situado em um vasto terreno, permitindo a instalação de uma pista de corrida e salto em distância, além do ginásio, bem como um amplo estacionamento com projeto paisagístico. O terreno dedicado ao projeto está nos limites de uma área residencial e de terras agrícolas. O edifício está localizado na borda norte do terreno, direção onde está localizada a escola secundária Marie Sklodowska Curie. À direita desta fachada de limite, uma camada de vegetação na faixa de domínio da faixa gramada entre a calçada e o terreno proporciona distância e proteção para o equipamento. À direita dessa fachada limite, uma camada de vegetação na faixa gramada entre a calçada e o terreno proporciona distância e proteção para o equipamento.



O ginásio ocupa uma posição central do terreno. A leste do ginásio há uma área de estacionamento para veículos, bem como um abrigo para veículos de duas rodas, incluindo uma sala de lixo. A oeste do ginásio, uma área com vegetação foi deixada livre para futura expansão das instalações. As pistas de corrida e o salto em distância percorrem o limite sul do terreno. O projeto compreende quatro elementos do programa: a construção de um ginásio, a construção de um alojamento para zeladores, a criação de um estacionamento com projeto paisagístico, a criação de pistas de corrida e um salto em distância. O acesso de pedestres às instalações é feito a partir da rua recém-criada que serve a faculdade e o ginásio e leva ao pátio da faculdade do outro lado da rua. Os pedestres acessam as instalações por uma passarela arborizada que termina em um pátio. O pátio oferece assentos, um local para socialização e uma transição entre o exterior e o ginásio. A partir do pátio, um acesso externo é dedicado às pistas de corrida e à pista de salto em distância. O pátio é o ponto de ligação entre as diferentes entidades que compõem o local. O alojamento do zelador está localizado dentro da área construída do ginásio e é acessível por meio de uma passarela exclusiva para pedestres. Está voltado para o leste, com iluminação superior na sala de estar e na cozinha.

O estacionamento no lado leste do terreno é acessível aos pedestres a partir do pátio e da trilha que o liga à nova estrada. Os veículos o acessam pelo canto nordeste do terreno, a partir da nova rua. A entrada e a saída são feitas por duas pistas separadas. O estacionamento oferece 40 vagas, 2 das quais são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. O estacionamento possui árvores e é funcional. Ele assume a forma de um loop a partir de uma rua de mão única. Uma bacia de retenção de água da chuva será instalada sob o estacionamento. O ginásio de esportes se abre para a rua da escola, proporcionando uma visão dos atletas. Dessa forma, a instalação animará a rua e seu primeiro andar em relação ao ginásio, tornando essa instalação do bairro um local aberto e atraente. O ginásio é composto por dois volumes distintos: um volume “alto” que abriga o ginásio esportivo e um volume “baixo” que abriga todos os espaços necessários para o funcionamento organizacional do ginásio: vestiários, instalações sanitárias, salas técnicas, depósitos, alojamento e acomodação do zelador.



Os volumes “alto” e “baixo” são deslocados um em relação ao outro, criando um diálogo dinâmico entre as fachadas. O jogo de dinamismo e ritmo é acentuado pelo revestimento de madeira horizontal. Mais espesso e denso no volume inferior, confere estabilidade e cria uma fundação para o edifício. Este registro ancora o projeto ao solo, enquanto o registro do volume superior proporciona uma conexão com o céu. O ginásio está em um nível. O acesso a partir do pátio leva a um hall que oferece a escolha entre o acesso aos vestiários esportivos e o acesso às arquibancadas a partir da área de circulação dos visitantes. Também acessíveis a partir deste hall estão a casa do zelador e os banheiros públicos. O corredor voltado para o sul que leva aos vestiários oferece uma vista do hall de entrada, é generosamente envidraçado e protegido por persianas para controlar o ganho solar. O tráfego esportivo e de visitantes é claramente identificado e separado.

Através de um jogo medido de transparência, a nova instalação é uma janela para a cidade e a paisagem, proporcionando uma visão de sua atividade interna a partir do exterior, mas acima de tudo emoldurando a paisagem como uma janela. O contraste é o tema chave do projeto, alternando entre leveza e robustez, luz e sombra, transparência e opacidade, vazio e plenitude. Durante o dia, a instalação exibe uma identidade opaca e afirma um senso de unidade. Ao cair da noite, torna-se uma lanterna, oferecendo uma leitura do volume através de seus vazios. A estrutura de madeira da instalação é totalmente visível e destacada no salão esportivo. As vigas que seguem o perfil do telhado elevam o salão do ponto de vista do visitante sentado nas arquibancadas.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


