Arquitetura
Casa Umbral / Taller Estilo Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
229 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alerol, American Standard, Canteras MIDO, Cemex, Comex, Fester, Interceramic, JL Aluminios, Rotoplas, Sika, Sureste Taller, Tecnolite, URREA

Descrição enviada pela equipe de projeto. UMBRAL: “Passo primeiro e principal ou entrada de qualquer coisa.” A Casa Umbral nasce como um convite a deixar para trás o caos cotidiano. É uma proposta arquitetônica que convida à travessia — cruzar a porta e adentrar um universo de experiências sensoriais, reveladas ao longo do percurso pelos seus espaços. Implantada em um terreno de 7,50 metros de largura por 41,50 metros de profundidade, trata-se de uma residência unifamiliar distribuída em dois níveis.

Os dois volumes predominantes abrigam: área social (sala de estar, sala de jantar, cozinha) e serviços na frente, e área privada ao fundo, com dois quartos, closets e banheiros. Esses volumes são unidos por meio de um pórtico contemporâneo que conduz o percurso e organiza os espaços. Desde o primeiro umbral que atravessamos, a casa nos leva pela mão convidando a deixar o mundo para trás.


O primeiro pátio nos recebe com o suave som da água, fazendo-nos sentir que chegamos a um oásis de paz e, assim como nas antigas fortalezas, atravessamos um espelho d’água que nos conduz ao interior e nos oferece segurança e uma vida tranquila. Em seguida, uma porta transparente revela o que está por vir: ao cruzar esse segundo umbral mágico, chegamos ao lar.


A volumetria é simples, mas contundente. Os espaços de pé-direito duplo abrigam áreas sociais, criando a sensação de grande escala onde as atividades podem se desenvolver com liberdade e amplitude, enquanto os espaços privados e de serviços possuem um pé-direito simples, criando uma sensação de conforto no primeiro caso e de funcionalidade no segundo.

Os muros de acesso, e os que formam a fachada interna, foram feitos de concreto com fôrma aparente para criar conceitualmente uma barreira entre interior e exterior: um lar protegido, resguardando o paraíso interno.

No interior, as paredes e os tetos possuem um revestimento texturizado o qual permite que os espaços pareçam naturais e vivos, refletindo a passagem do tempo com a luz que cria diferentes dimensões ao longo do dia, tudo isso em conjunto com os elementos arquitetônicos (pilares, pérgolas, etc.).


A Casa Umbral oferece uma experiência arquitetônica contemporânea, fortemente enraizada no contexto de Yucatán, onde a importância da luz e dos espaços exteriores fazem parte da nossa vida diária.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Estúdio em Gushichan / Studio Cochi Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é a nova sede do nosso escritório de arquitetura e da nossa oficina de carpintaria. Por que nós, um escritório de arquitetura, decidimos criar uma oficina de marcenaria? Em Okinawa, tornou-se comum que muitos edifícios comerciais utilizem estruturas de concreto armado combinadas com caixilhos de alumínio. No entanto, em grande parte de nossos projetos, optamos por projetar e instalar caixilhos de madeira nas aberturas — elementos com os quais as pessoas entram em contato direto no cotidiano e que influenciam significativamente a qualidade do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


