Arquitetura
Escola Primária de Bahuarwa / Arch Aid

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária Bahuarwa está localizada na vila de Bahuarwa, no estado de Bihar, o mais pobre da Índia, onde muitas crianças vêm de contextos socialmente vulneráveis, como as Castas e Tribos Registradas. Essas crianças têm acesso limitado à educação: as escolas públicas muitas vezes não funcionam adequadamente e as escolas particulares são inacessíveis por conta do alto custo. A ONG local Bahuarwa Foundation está empenhada em ampliar as oportunidades educacionais para essa parcela da população e é responsável pela administração da escola construída pelo coletivo Arch Aid.



Os arquitetos e fundadores do Arch Aid, Isha e Daniel Haselsberger, iniciaram a construção da escola em parceria com a Bahuarwa Foundation em abril de 2022. Após várias semanas de análise das técnicas construtivas locais, recursos disponíveis e saberes tradicionais, a escola foi erguida em um processo participativo que envolveu moradores, operadores e artesãos da região. O objetivo era desenvolver uma estrutura híbrida, combinando materiais regenerativos e industrializados, além de métodos construtivos vernaculares e contemporâneos — sempre atendendo às necessidades da comunidade por um edifício atual e funcional.

O edifício consiste em um alto plinto feito de tijolos produzidos localmente, que protege as salas das inundações que ocorrem regularmente. A estrutura das paredes, teto e telhado é feita de bambu. As paredes internas foram preenchidas com uma mistura de terra e palha, enquanto as paredes externas receberam um reboco de cimento pintado de forma colorida. As paredes internas proporcionam resfriamento, enquanto as paredes externas atendem às aspirações locais por um edifício durável e de aparência moderna. Um telhado metálico saliente protege o edifício das chuvas do monção. Um grande espaço de ar entre o teto e o telhado contrabalança a radiação de calor do metal e, juntamente com as paredes internas de terra, garante um clima interno agradável sem a necessidade de ar condicionado. A construção leve resulta em um edifício resistente a terremotos, considerando o alto risco de terremotos na região. Painéis solares no telhado garantem um fornecimento de energia independente e ininterrupto.





O uso de bambu e terra reduziu não apenas os custos e o impacto ambiental da obra, mas também permitiu um processo de construção mais inclusivo e com retorno positivo para a economia local. Com exceção de três especialistas em bambu, todos os envolvidos na obra eram moradores de Bahuarwa e arredores — muitos deles pais ou avós das crianças que hoje frequentam a escola. Após se formarem, Isha e Daniel Haselsberger fundaram a organização sem fins lucrativos Arch Aid, em 2020, com a missão de conectar seus diferentes contextos culturais e contribuir para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis na Índia por meio de uma arquitetura simples, mas de alta qualidade.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


