Arquitetura
A história sombria da casa mais assombrada dos EUA | Casas
Segundo informações da AD EUA, em 1965, um casal, Ron e Louise DeFeo, se mudou do Brooklyn para a casa, com os filhos. Eles viveram no local por nove anos, até que em novembro de 1974, o filho mais velho dos DeFeo, Ronald Jr., então com 23 anos, assassinou os outros membros da família, incluindo o pai, a mãe e os quatro irmãos, com um rifle, enquanto dormiam. Ele foi capturado, julgado e condenado a seis penas consecutivas de 25 anos a prisão perpétua.
Após o crime que a tornou famosa, a residência foi comprada por um casal, George e Kathy Lutz, em dezembro de 1975. Segundo consta, eles foram informados pelo corretor de imóveis sobre os assassinatos, mas não se mostraram incomodados com o passado da residência. Os novos proprietários e seus três filhos se mudaram em 18 de dezembro. Entretanto, eles ficaram apenas 28 dias no local.
Mesmo sob dúvidas, a experiência dos Lutz, contada no livro de Jay Anson, lançado em 1977, foi adaptada para o cinema. “The Amityville Horror” estreou em julho de 1979 e foi o segundo filme de maior bilheteria daquele ano. Em 2005, a história foi refilmada, com Ryan Reynolds e Melissa George interpretando George e Kathy Lutz. Os fatos também serviram de inspiração para outras franquias de terror, como o filme “Invocação do Mal 2“.
No geral, a história gerou pelo menos 45 filmes, continuações e produções inspiradas no original. No que diz respeito à residência, hoje, ela não tem mais a mesma aparência que na década de 1970, pois proprietários seguintes fizeram várias alterações ao longo do tempo. As famosas janelas semicirculares do terceiro andar, que pareciam olhos ameaçadores, por exemplo, foram removidas e substituídas por janelas retangulares, a piscina foi aterrada, a casa de barcos reformada e uma segunda varanda envidraçada foi adicionada na parte de trás da moradia.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


