A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, nesta quarta-feira 10, a ampliação do número de voos comerciais da Base Aérea de Canoas, que substitui o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
O aeroporto está interditado desde maio, quando o Rio Grande do Sul foi atingido por enchentes que destruíram a pista e os sistemas elétricos do terminal de embarque de passageiros.
Com a medida, a Base Aérea de Canos receberá, mais 38 voos semanais, chegando a 87 voos por semana.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, serão algo em torno de 13 pousos e decolagens por dia. Dessa forma, a base aérea vai comportar até 35 mil passageiros por semana.
Os novos voos serão realizados no período da noite e da madrugada, no horário entre as 21h e 7h30 da manhã. A medida deverá ser efetivada em 10 a 15 dias.
A ampliação dos voos apenas ameniza a situação do transporte aéreo do estado. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a pasta está empenhada na retomada de operação do aeroporto Salgado Filho.
Segundo a Fraport, empresa que administra o local, o aeroporto vai retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros no dia 15 de julho. No entanto, os voos continuarão decolando da Base Aérea de Canoas. O transporte de passageiros entre o terminal e a base aérea é feito por um ônibus.
A expectativa do governo estadual é que o aeroporto de Porto Alegre possa retomar as operações de pousos e decolagens ainda em outubro.