Arquitetura
Antiga fazenda mineira é reconstruída em Trancoso, a poucos metros do mar | Casas
Em uma área de seis hectares de Mata Atlântica, de frente para a praia de Itapororoca – uma das regiões mais preservadas e silenciosas da Bahia –, nasce a Casa Amarela, segunda hospedagem do Uxua Casa Hotel & Spa. “Com certeza, essa foi a coisa mais gratificante em que já trabalhei”, diz Wilbert Das, ex-diretor criativo da Diesel, sobre o projeto que vai muito além da hospitalidade. Wilbert e Bob Shevlin, também egresso da marca italiana, se lançaram à empreitada de restaurar e transplantar três residências históricas da divisa com Minas Gerais.
“Encontrei uma casa que seria demolida para dar lugar a uma nova. Em vez de comprar apenas pedaços para reutilizar, como já fiz muitas vezes no passado, tive a ideia de fazer uma demolição muito cuidadosa da construção histórica e tentar transportar e reconstruir tudo”, conta Wilbert.


Com três suítes e 300 m², a casa mantém o traço rústico original e ganha contornos de brasilidade em cada detalhe: peças artesanais, arte popular, móveis garimpados e a presença da vegetação tropical. “Essas três casas são como personagens em um livro ou filme de viagem no tempo, sendo que eu e os artesãos de Trancoso somos a máquina do tempo que os leva do passado para os tempos atuais”, acredita Wilbert.



Mais do que preservar, o projeto regenera: as áreas já desmatadas da propriedade foram preenchidas com árvores frutíferas, PANCs e uma coleção de palmeiras raras. “O terreno abriga 96 variedades de árvores, e todas estão marcadas com seus nomes e famílias de plantas, o que foi feito com um botânico da Universidade de Ilhéus”, explica Wilbert. Ele revela ainda que a maioria das árvores é de almescar, cuja resina aromática é usada no spa do Uxua Casa Hotel & Spa como óleo de massagem, incenso e repelente natural.




Além da Casa Amarela, o Uxua Casa Hotel & Spa já conta com a Casa Azul, primeira a ser inaugurada no terreno. Com estruturas preservadas e reaproveitadas da mesma região mineira, as duas casas compartilham o compromisso com a arquitetura de baixo impacto e o design autoral brasileiro. A terceira hospedagem, batizada de Casa Branca, segue em processo de reconstrução, completando o trio de casas transplantadas para esse refúgio à beira-mar.
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


